História

Leis medievais absurdas que infringimos hoje

Idade Média
0

A Idade Média é um período que compreende de 500 a.C. até 1500 a.C., sendo conhecido pela fome, doenças e guerras. Assim, as pessoas que moravam na Inglaterra medieval viviam sob um sistema feudal, fortemente influenciada pela Igreja Católica Romana.

Então, na Idade Média, as leis e as punições eram bem diferente do que temos atualmente. Desde esportes proibidos até a prática de bruxaria ter a morte como punição, veja quais são as leis medievais absurdas que infringimos hoje.

Futebol americano

Hoje em dia atletas podem ter a fama de serem dramáticos no campo, mas os atletas medievais eram o contrário. O futebol americano dessa época era extremamente violento. Dessa forma, com poucas regras impostas, tinha muito mais sangue em campo.

Os atletas poderiam se socar e chutar, o que causava muitos ferimentos e até mortes. Então, o esporte foi banido em 1349 por Eduardo III, não porque era uma ameaça à saúde e sim porque era uma ameaça à segurança.

O país estava em guerra com a França, assim como perdendo vidas por conta da peste bubônica. Assim, o rei queria que os homens restantes estivessem focados no treinamento militar, sendo que a punição por praticar futebol americano era de seis dias na prisão.

Assoar o nariz

Assoar nariz

Reprodução

Newmarket é uma cidade inglesa conhecida por ser o lugar onde a corrida de cavalos começou. Essa prática é datada no século 12, mas Jaime I popularizou-a em 1606 quando construiu o palácio no local, atraindo muitas pessoas.

Com o tempo, a corrida de cavalos se tornou um mercado lucrativo e a cidade foi forçada a estabelecer algumas leis para protegê-los. Dessa forma, uma delas era de proibir que uma pessoa assoasse o nariz em público, já que o cavalo poderia ficar doente.

Qualquer pessoa que estivesse em público com febre ou gripado tinha que pagar uma multa!

Usar sapatos pontudos

A moda britânica medieval era bem chamativa, por meio dela se demonstrava seu poder aquisitivo. Um exemplo disso eram os sapatos masculinos que tinham uma ponta que podia estender ao ponto de ser amarrada ao redor do tornozelo.

Quanto maior a ponta, mais você era masculino e rico, segundo a crença popular. Mas, a coroa decidiu reforçar a hierarquia social e estabelecer uma lei, entre 1463 e 1604, pela qual nenhum cavaleiro abaixo do posto de lorde poderia usar sapatos com pontas acima de cinco centímetros, com a punição sendo uma multa de 136 dólares.

Comer mais de dois pratos

Na Idade Média, existiam algumas leis que restringiam o que as pessoas poderiam comer e beber. Isso servia para controlar o consumo excessivo e impedir que pessoas de classes baixas imitassem a vida de pessoas ricas.

Em 1336, uma lei baniu que qualquer pessoa comesse uma refeição de mais de dois pratos. Assim, sopa era considerada uma refeição completa e festivais permitiam exceções.

Jogar tênis

Tênis

Reprodução

Futebol americano não foi o único esporte proibido pelas leis medievais. Em 1485, tornou-se ilegal que homens jovens que não fossem nobres jogassem tênis, com a única exceção sendo o dia do Natal.

Isso se deu para manter a hierarquia feudal porque o tênis precisava de equipamentos específicos, conhecimento de mais regras e etiqueta social.

Blasfêmia

Na Idade Média, as pessoas tinham que segurar a língua, literalmente, para evitar infringir leis religiosas. Cometer blasfêmia, ou falar mal de Deus e questões religiosas, era um crime severo. A punição? Perder sua língua. Essa é uma das leis medievais mais assustadoras!

O início da carreira de Elza Soares

Artigo anterior

Erupção no Tonga superou bomba de Hiroshima

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido