Curiosidades

A realidade é uma ilusão, e um cientista quer provar isso

0

Com certeza todo mundo já ouviu a ideia de que nós estamos vivendo em uma espécie de “matrix” e tudo aquilo ao nosso redor não é nada mais do que um simulação de computador. Essa hipótese já foi defendida por várias pessoas, desde filósofos contemporâneos até Elon Musk. No entanto, essa hipótese não é só uma divagação existencial. Cientistas americanos pretendem realizar um teste para comprovar que, sim, a realidade é uma grande ilusão.

Esse projeto é liderado por Thomas W. Campbell, um físico que trabalhou mais de 30 anos para a NASA e o Departamento de Defesa dos EUA. “É fácil de entender, porque hoje temos sistemas e jogos de realidade virtual. Um dos meus favoritos é o World of Warcraft. Se eu estiver certo, a realidade é como esse jogo, e nossos corpos são só avatares”, disse ele.

Esse conceito sobre a realidade é nada convencional, assim como Campbell. Tanto que, paralelo à sua carreira de físico, ele também estudou bastante a metafísica, investigando temas como meditação transcendental, estados alterados de consciência e experiências extracorpóreas.

Realidade

YouTube

Mesmo não sendo um físico convencional, ele conseguiu angariar 236 mil dólares através de uma campanha de financiamento coletivo para fazer sua experiência que irá provar que a realidade não é real. Na visão do físico, a chave para isso está na física quântica.

Ele tem esse pensamento por conta da mecânica das interações quânticas. Por exemplo, no caso da luz, ela pode ser duas coisas completamente diferentes, ou uma onda eletromagnética, ou um fluxo de partículas. Sua forma vai depender das circunstâncias.

Além disso, essa teoria vai além e diz que a observação cria a realidade. O que quer dizer que se a pessoa observar a luz, ela não será nem onda e nem partícula, ou então ser as duas ao mesmo tempo. O ponto é que ao observar uma coisa, a pessoa modifica essa coisa. Além do mais, a realidade só se materializa, de fato, quando ela é observada ou medida de alguma maneira.

Essa forma de pensar já incomodou vários cientistas, e vários deles, inclusive Einstein, tentaram criar teorias mais concretas que superassem essa subjetividade da física quântica. Até hoje ninguém conseguiu.

Tentativa

Somos todos um

Campbell quer ir no sentido contrário disso. Na sua visão, a incerteza quântica é uma prova de que, na verdade, o universo é uma simulação. Isso porque, assim como toda simulação, ele procura economizar recursos.

Por exemplo, quando se está jogando um jogo, seja no computador ou no videogame, ele só desenha a cena que a pessoa está vendo naquele momento. Ele não desenha a pista de corrida inteira, ou as ruas da cidade inteira. Isso acontece porque o computador não tem, nem de longe, toda essa capacidade de processamento, além de não ter motivo para desenhar se o jogador não está vendo.

Para Campbell, é isso que acontece com o universo. Ele apenas gera o que é necessário, e por causa disso, a realidade só se materializa quando alguém a observa. Em 2021, o físico publicou um artigo científico de 21 páginas detalhando como pretende provar isso. O objetivo dele é fazer um dos experimentos mais famosos e intrigantes de toda a história da física, o teste da fenda dupla.

Experimento

AUN

Ele é feito disparando um feixe de luz contra uma placa, que possui duas fendas paralelas, observando a sombra projetada num anteparo do outro lado. Quando é forçada a passar pelas duas fendas, a onda de luz se divide em duas, que interagem para se anular ou se reforçar.

Em 1905, Einstein provou que a luz também pode ser descrita como partícula. Então, o teste foi aperfeiçoado e foi constatado que, se fosse colocado um detector nas fendas, a onda de luz colapsava e passava a se comportar como partícula.

Campbell propõe uma nova versão desse teste. A grande diferença é que os dados gerados pela experiência são gravados em dois computadores. Um deles registrará os desenhos projetados no anteparo, e o outro a passagem da luz por uma das fendas.

O diferente é que Campbell quer destruir o segundo computador e os dados que ele capturou não irão ser lidos. E se a realidade for uma simulação, isso irá alterar as informações do computador um.

Fonte: Superinteressante

Imagens: YouTube, Somos todos um, AUN

Dançarino sul-coreano viraliza ao dançar música do Harmonia do Samba

Artigo anterior

Mulher conta como se perdoou por matar amiga acidentalmente

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido