Curiosidades

Adolescentes californianos encontram e batizam 2 novas espécies de escorpião

0

Poucas coisas são mais interessantes do que o mundo animal. Por conta disso, não é de se surpreender que existam pessoas ao redor do mundo que são fascinadas com ele e em explorá-lo, como por exemplo, essa dupla de adolescentes, Prakrit Jain e Harper Forbes, aspirantes a cientistas que encontraram duas novas espécies de escorpião.

Essa dupla da Califórnia está sempre preparada para documentar todas as espécies de aracnídeos no estado. Então, quando estavam planejando sua próxima expedição, eles encontraram, no site colaborativo iNaturalist, algumas fotos que chamaram a atenção. Uma era a de um escorpião marrom translúcido que eles não conheciam.

“Imediatamente soubemos que eles eram algo novo”, disse Jain.

Por causa disso, a dupla foi a campo para tentar localizar espécies fêmea e macho desse animal para que eles o cadastrassem oficialmente. E o trabalho da dupla deu certo.

Nova espécie

Hypeness

Depois de um trabalho árduo, os jovens ganharam o direito de documentar cientificamente o escorpião e puderam também dar nome a ele. O nome que eles escolheram para essa nova espécie foi Paruroctonus soda, porque ele vive no solo argiloso salgado perto do Lago Soda, no condado de San Luis Obispo.

A descoberta de Jain e Forbes, com 18 e 19 anos respectivamente, foi publicada em colaboração com sua mentora Lauren Esposito, uma especialista em aracnídeos da Academia de Ciências da Califórnia.

Agora, a dupla trabalha com a União Internacional para a Conservação da Natureza para estudar a Paruroctonus conclusus, outra espécie descoberta na expedição deles. Essa espécie deve ser classificada como ameaçada para que possa receber proteção federal.

Paixão

Hypeness

A paixão pela exploração da natureza e os animais foi o que uniu a dupla com sua mentora. De acordo com Lauren, ela conheceu Jain em um evento científico local quando ele tinha apenas 11 anos, mas já era cheio de conhecimento sobre a natureza da Califórnia.

Segundo Jain, sua paixão pela natureza começou quando ele era criança e caminhava com sua família. Desde então, seus pais incentivavam essa curiosidade e o ajudavam a saber como interagir de uma maneira segura com a vida selvagem.

Sabendo que eles não são os únicos que têm esse amor, Jain e Forbes, com o apoio de Lauren, criaram uma vaquinha para ajudar outros jovens a viajar pelo estado com suas famílias, fotografando e detalhando os escorpiões que encontraram.

“É uma atividade bonita e tranquila. O deserto é tão vasto, vazio e lindo, especialmente à noite. É realmente uma experiência especial”, disse Jain.

Descoberta

Aventuras na história

Assim como a dupla da Califórnia, uma outra espécie foi descoberta graças à fotografia. Isso aconteceu durante o período de isolamento social imposto por conta da pandemia do COVID-19. Nesse tempo, o estudante Virendar Bhardwaj explorou bastante o quintal da sua casa, na cidade de Chamba, na Índia. Ele tirava fotos dos animais que observava por lá.

Ele compartilhou uma dessas fotos feitas em seu Instagram em junho de 2020. A foto circulou até chegar no herpetologista Zeeshan A. Mirza. Olhando para a foto, o especialista em cobras não conseguiu identificar qual era a espécie da pequena cobra preta e branca com uma língua bifurcada que Bhardwaj tinha fotografado.

O animal era de uma espécie de cobra do Himalaia que ainda não tinha sido identificada pela ciência. Então, os pesquisadores a estudaram e escreveram um artigo, pela primeira vez, no começo de novembro do ano passado.

Para confirmar que a cobra fotografada por Bhardwaj era realmente de uma espécie nova,  Mirza, do Centro Nacional de Ciências Biológicas da Índia, e sua equipe fizeram várias análises. Como resultado, eles viram que realmente a cobra era de uma espécie nunca antes identificada.

Batizaram a cobra de Oligodon churahensis, em homenagem ao local onde ela foi descoberta, o Churah Valley.

“A descoberta de novas espécies não é surpreendente, pois o Himalaia Ocidental tem sido pouco explorado em termos de sua diversidade herpetofaunal”, disseram os pesquisadores.

Depois dessa nova descoberta feita, os pesquisadores ressaltaram que eles estão com uma expectativa alta de que a nova espécie leve a uma exploração maior da área que ela foi encontrada. Além disso, esse incentivo pela ciência se estende não apenas à comunidade científica, como também aos moradores da região.

“Ultimamente, as pessoas querem viajar para pontos remotos da biodiversidade para encontrar espécies novas ou raras, mas se olharmos para seu próprio quintal, pode-se acabar encontrando uma nova espécie ali mesmo. É bastante interessante notar como uma imagem do Instagram levou à descoberta de uma cobra tão bonita que era desconhecida do mundo”, concluiu Mirza.

Fonte: Hypeness, Aventuras na História

Imagens: Hypeness, Aventuras na História

Golpistas usam fotos de crianças com atrofia muscular espinhal em falsas campanhas para arrecadar dinheiro

Artigo anterior

Tumbas de 76 crianças que morreram em sacrífico com seus corações arrancados foram descobertas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido