Notícias

Nova espécie de raia-manta é identificada em Fernando de Noronha

0

Os pesquisadores do Projeto Mantas do Brasil anunciaram, nesta última quarta-feira (21/09), a identificação de uma nova espécie de raia-manta, em Fernando de Noronha. Análise dos registros fotográficos feitos no arquipélago apontam a existência de uma nova espécie no mundo. Essa é a segunda espécie de raia-manta do Brasil e a terceira do mundo.

De acordo com a pesquisadora Paula Romano, do Projeto Mantas do Brasil, até o momento, essa nova espécie só foi encontrada na Flórida e no Golfo do México, além de Fernando de Noronha.

“Morfologicamente, esse animal é bem diferente da única espécie encontrada no país. Essa raia-manta tem tamanho, comportamento, coloração, tudo diferente da outra espécie”, explica a pesquisadora.

A nova espécie ainda não foi nomeada. A outra espécie de raia-manta que existia no Brasil tem o nome científico mobula Birostris. Já a segunda encontrada no mundo é a mobula Alfredi.

Segundo os pesquisadores, o animal foi visto em 15 de maio deste ano, no ponto de mergulho conhecido como Cagarras, na Ilha Rata. O registro foi realizado pela fotógrafa subaquática Stéfani Zanella.

A manta-raia foi identificada como sendo uma fêmea juvenil, de tamanho estimado em 2,5 metros. O animal foi batizado como Aya. Vale destacar que a pessoa que faz o primeiro registro de um animal pode indicar um nome.

Através da fotoidentificação (“Foto-ID”), método que costuma ser usado pela pesquisa científica, foi possível identificar e catalogar o indivíduo, assim como os outros espécimes catalogados no Banco Brasileiro de Mantas, do Projeto Mantas do Brasil.

A identificação é realizada através das manchas e pintas no ventre do animal. Assim, quando fotografada novamente, vai ser possível saber se é a mesma raia-manta ou não. Após o primeiro avistamento, Aya reapareceu nos dias 19 e 20 de agosto.

Pesquisa internacional

Foto: Stéfani Zanella/ All Angle

A pesquisadora Paula Romano disse que os registros da raia-manta feitos em Noronha foram enviados para a especialista Andrea Marshall, da Marine Megafauna Fundation, da Califórnia, nos Estados Unidos.

“A pesquisadora Andrea Marshall, que é parceria do nosso projeto, estudou os registros e confirmou que o animal encontrado em Fernando de Noronha é da nova espécie identificada no México. Isso confirma a existência da terceira espécie de raia-manta do mundo”, disse Paula Romano.

Como citado acima, até o momento a nova espécie de raia-manta só foi encontrada na Flórida e no Golfo do México. 

“Essa identificação prova que não conhecemos nada dos oceanos. Em 2022, nós constatamos a existência de uma nova espécie. Isso é importante para lutarmos pela preservação desse animal”, disse Paula Romano.

Noronha

Foto: Amanda Góes/ Barracudas

De acordo com a representante do Projeto Mantas do Brasil, a identificação da espécie de raia-manta comprova a importância de Fernando de Noronha para a biodiversidade mundial.

“A localização da nova espécie em Noronha indica que os trabalhos de conservação do arquipélago estão dando certo. Caso não houvesse a preservação ambiental, esse animal já teria sido dizimado. São poucos indivíduos e a espécie já está na lista dos animais ameaçados de extinção”, disse a pesquisadora.

Além disso, os pesquisadores acreditam que essa nova raia-manta mora em Fernando de Noronha e só se aproxima dos pontos de mergulho quando é juvenil.

Ainda não foi identificado onde nascem esses animais.

Ciência Cidadã

Foto: Stéfani Zanella/ All Angle

O Projeto Mantas do Brasil tem o apoio do Projeto Ciência Cidadã, uma parceria entre amadores e cientistas para coletar dados que são usados em pesquisa científica. Nessa parceria, acontece a participação das pessoas que ajudam no envio de registros importantes para estudos de várias áreas.

Já o Projeto Mantas do Brasil acompanha a população de raias-mantas com registros feitos desde 2002. Atualmente, o Banco Brasileiro de Mantas conta com 147 registros de raias-mantas na região. Entre eles, 99 tiveram identificação confirmada.

Além disso, vale destacar que as raias-mantas estão ameaçadas de extinção no mundo. No Brasil, sua captura, seu transporte e sua comercialização são proibidos por lei.

Fonte: G1

Procon-SP notifica Nestlé por venda de misturas lácteas à base de soro de leite com embalagens semelhantes às de leite

Artigo anterior

Estado de SP é condenado a pagar R$ 30 mil a gestante que deu à luz no carro

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido