Curiosidades

Afinal, quando vamos bater 10 bilhões de pessoas no mundo?

0

De acordo com as Nações Unidas, o mundo já abriga 8 bilhões de habitantes. Atingimos recentemente a marca que aponta uma crescente considerável de pessoas no planeta. António Guterres, secretário-geral da organização, ressaltou que atingir um marco assim é a prova de que avanços científicos e melhorias na saúde pública, nutrição e saneamento causam efeitos positivos.

No entanto, esse crescimento causa algumas controvérsias. Líderes na ONU advertem que conforme a família humana cresce, mais ela se divide. Podemos então chegar em um ponto em que aquele sentimento de família, união e confraternização acabe sendo deixado de lado. Além disso, o crescimento traz diversos problemas sociais que precisam ser combatidos.

O líder das Nações Unidas apontou ainda que a existência de bilhões de pessoas dificulta a sanar as necessidades humanas. Centenas de milhões de pessoas ao redor do globo estão passando fome. Outro número absurdo representa os que fogem de casa em busca de ajuda. Isso aumenta ainda a divergência que resulta em guerras e até desastres climáticos devido à interferência do homem na natureza.

Para Guterres, o mundo está caminhando para se tornar um lugar “cheio de tensões e desconfianças, crise e conflito”. Diante disso, você já se perguntou como será o planeta quando atingir a marca de 10 bilhões de pessoas? Será que teremos espaço suficiente para que todos vivam bem? Afinal, quando chegaremos a esta marca?

Quando o mundo terá 10 bilhões de habitantes?

Segundo a ONU, o mundo levou apenas 12 anos para passar de 7 bilhões para 8 bilhões de habitantes. O mais preocupante é que nessa crescente, estima-se que o mundo tenha 10,4 bilhões de pessoas até o ano de 2100. No entanto, embora a população humana esteja crescendo rápido, os estudos apontam um crescimento mais lento daqui uns anos. Segundo os mesmos estudos, no futuro a população viverá um pequeno “encolhimento”.

“É uma aproximação grosseira que é mais uma descoberta simbólica”, disse Patrick Gerland, líder do trabalho demográfico na Divisão de População da ONU em Nova York. Devido ao crescimento nos últimos anos, a ONU deixou de fazer a atualização com intervalos de cinco anos e passou a fazer anualmente.

Esse aumento significativo da população mundial no último século se dá por alguns motivos. Os avanços na saúde pública, por exemplo, são um grande impactante nisso. Isso porque os cuidados gerais fizeram com que mais crianças sobrevivessem até a vida adulta. Em paralelo a isso, países de baixa renda continuaram com a taxa de fertilidade bem alta. De certo modo é um temor imaginar o mundo atual com 10 bilhões de habitantes devido aos riscos que isso pode trazer, com maior parte da população em situações precárias e de fome.

População do Brasil

O Brasil representa muito quando falamos de população. Hoje o país abriga mais de 215 milhões de pessoas. Por causa da extensão territorial do país e devido ao processo histórico de ocupação, a distribuição dos habitantes não é equilibrada. De certa forma, a maior parte dos habitantes por aqui vive em zonas urbanas, ou seja, somos considerados um país urbanizado.

Quando o assunto é esse, destaca-se o Sudeste e o Nordeste como as regiões mais populosas do país.  Enquanto isso, o Centro-Oeste marca como a região com o menor contingente populacional. Em São Paulo vive quase 22% de toda a população do país, sendo então o estado com a maior quantidade. Seguindo os passos da grande Metrópole, está Minas Gerais como o segundo maior estado quando o assunto é população brasileira.

Podemos dizer ainda que todos nós estamos curiosos para ver como será o crescimento do nosso país e como isso irá interferir na qualidade de vida dos brasileiros.

Fontes: Nature; News; Brasil Escola.

Imagens: Agência Brasil

O homem que caminhou 1.600 Km para ver a Copa no Catar

Artigo anterior

Cientistas descobrem fósseis de tartaruga pré-histórica do tamanho de elefante

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido