As construções para dedicação religiosa, mais conhecidas como igrejas, são símbolos de algo muito maior do que se vê. Em cada parede, bifurcação e ladrilho, é possível sentir as energias que muitas pessoas depositam para se encontrar com a divindade e com o desconhecido.
No entanto, também é importante ressaltar que os templos religiosos representam um instrumento concreto de poder político ao longo dos tempos. Ou seja, as construções foram e são utilizadas como um meio para projetar a autoridade real. Talvez por isso, não seja incomum ver uma igreja enorme em determinado lugar.
Existem igrejas de todos os tipos, desde singelas capelas até catedrais que levaram centenas de anos para ficarem prontas, ou que não estão prontas até hoje como é o caso da Catedral da Sagrada Família em Barcelona. Mas você já se perguntou qual é a maior igreja do mundo?
Nesse ranking, mostramos quais são as maiores por metros quadrados. Outras medidas, como altura e extensão não foram consideradas. Outro ponto importante é que o termo “igreja” tem várias interpretações. No caso desse ranking feito, o que se considerou como igreja foram as construções destinadas a denominações religiosas na cristandade.
Diário do Estado
Construção: 1926 – 1436
Área: 8.300 m²
Diário do Estado
Construção: 1681 – 1872
Área: 8.318 m²
Diário do Estado
Construção: 2004 – 2007
Área: 8.700 m²
Diário do Estado
Construção: 1904 – 1978
Área: 9.687 m²
Diário do Estado
Construção: 1994 – 2004
Área: 10.090 m²
Diário do Estado
Construção: 1386 – 1965
Área: 10.186 m²
Diário do Estado
Construção: 1892 – Atualidade
Área: 11.200 m²
Diário do Estado
Construção: 1401 – 1528
Área: 11.520 m²
Diário do Estado
Construção: 1955 – 1980
Área: 12.000 m²
Diário do Estado
Construção: 1506 – 1626
Área: 23.000 m²
Além do tamanho, esses lugares também chamam atenção por outras características. Sua história pode ser interessante, e algumas delas são o lar de obras de arte que deixam qualquer museu com inveja.
Independentemente do seu tamanho, visitá-las pode ser uma experiência incrível. E algumas delas podem deixar a visita ainda mais incrível do que somente pelo fato da fé. Suas estruturas são extraordinárias e com certeza irão intrigá-lo.
Sapo
Essa capela fora de Praga pode ser pequena, mas é sua decoração que o espantará. Ela é decorada com ossos e crânios humanos. É estimado que no interior dessa capela tenham entre 40 e 70 mil ossos.
Sapo
Essa igreja em Sandown, na Inglaterra, à primeira vista pode parecer um brinquedo de festa de criança, mas na verdade é um lugar de adoração. Ela foi a primeira igreja inflável a ser erguida, em 2003, e tem a capacidade para até 60 pessoas. Ela tem vitrais, órgão e velas, e eles também são todos infláveis.
Sapo
A Copa do Mundo da Rússia passou e com certeza você viu essa catedral na televisão ou em fotos. Ela é uma das catedrais mais famosas e reconhecíveis do mundo. Ela foi finalizada em 1561, com essa arquitetura que parece ter saído de Alice no País das Maravilhas. Ela fica localizada na Praça Vermelha de Moscou e serve hoje como museu.
Sapo
Existem pessoas que gostam de cachorro, mas o construtor dessa capela em Vermont extrapolou as regras. Foi depois de uma experiência de quase morte que o construtor da Chapel Dog decidiu construí-la. A capela tem portas para humanos e para cachorros, cães de madeira esculpidos alinhados com os bancos e vitrais com temas caninos.
Sapo
Essa catedral na Nova Zelândia não recebeu esse nome aleatoriamente. Claro que ela não é feita inteiramente de papelão porque se não sairia voando por aí, mas sua estrutura é feita de madeira, aço e tubos de papelão. Ela é uma atração turística, mas também cumpre seu papel como catedral.
Sapo
Essa catedral é brasileira e chama atenção pela sua forma. Ela não é um cone, não é um hennin, aquele chapéu antigo usado por mulheres da nobreza, ela é uma catedral. A inspiração para sua forma foi no satélite soviético sputnick.
Sapo
Essa igreja na Etiópia tem sido considerada a oitava maravilha do mundo. Ela foi esculpida em uma variação de calcário e é datada do final do século XII ou começo do século XIII.
Sapo
Essa igreja em Katskhi, na Georgia, é provavelmente a mais próxima do céu. Ela fica em uma formação rochosa de 39 metros e tem sido a casa de um monge no últimos 20 anos. Para se chegar até essa igreja o caminho é uma escada velha que foi batizada de ‘escada para o céu’.
Sapo
Essa igreja na Bélgica é uma verdadeira obra de arte. Ela foi feita com aço e vidro. São mais de 100 camadas e 2 mil colunas de aço. A construção por si só já é uma maravilha, mas ela ainda muda de forma conforme a luz do sol. De alguns ângulos pode parecer que ela está se dissolvendo e de outros que ela é totalmente transparente.
Sapo
Essa igreja na Alemanha é para os amantes do frio. A igreja da neve foi apelidada de ‘iglu de Deus’ e realmente é feita inteiramente de neve. Se você quiser ir fazer suas orações nesse templo, ele comporta até 200 pessoas.
Fonte: Diário do Estado,Sapo
Imagens: Diário do Estado, Sapo