Água gelada faz mal à saúde?

Água gelada faz mal à saúde?
19/11/19 às 12h18

As redes sociais, hoje, são viés de propagação de todo tipo de notícia, seja de cunho verdadeiro ou não. Recentemente, por exemplo, circulou pelas redes, a informação de que beber água gelada faz mal à saúde.

Em resumo, o texto afirma que a água gelada pode provocar infarto, câncer, gordura no fígado e outros males no estômago e no intestino grosso. A informação, nesse meio tempo, recebeu a assinatura do Drauzio Varella, um dos mais renomados médicos do país.

Assim como diversas outras informações, que recebem a autoria de pessoas famosas, essa mensagem é falsa. Além disso, nenhuma das informações contidas no texto é verdadeira. Explicamos agora.

Água gelada não faz mal ao coração

De antemão, avisamos: a água gelada não faz mal ao coração. De acordo com especialistas, água gelada não provoca nenhum dano ao fluxo das artérias coronarianas. Ou seja, não é capaz de comprimir ou entupir as veias e, muito menos, de acarretar infarto.

Entretanto, o cenário é diferente para as pessoas que possuem sensibilidade à água gelada. Por quê? Basicamente, quando elas a ingerem, pode ocorrer um estímulo do nervo vago, ou pneumogástrico. Tal estímulo, nesse ínterim, provoca queda de pressão, dos batimentos cardíacos e sensação de tontura e mal-estar.

Analogamente, a água gelada nunca esteve ligada ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Os principais fatores que ocasionam tal doença são tabagismo, sedentarismo, obesidade, má alimentação, colesterol alto, hipertensão, diabetes, estresse e histórico familiar.

Em alguns casos, processos inflamatórios, como, por exemplo, gripe e enterovirose, são considerados gatilhos.

Relação entre água gelada e gordura no fígado

Além de dizer que a água gelada ocasiona o aparecimento de doenças cardiovasculares, o texto difunde também a ideia de que a água gelada "prende" gordura no fígado. Pra resumir: tudo um monte de inverdades.

Primeiro porque a água gelada, após ser ingerida, nem passa por este órgão. Em suma, seu percurso natural é atravessar o esôfago e o estômago para, em seguida, ser absorvida pelas paredes do intestino delgado. Ao ser absorvida ali, segue pela corrente sanguínea, até chegar aos rins.

Agora, em relação à gordura no fígado, temos a a esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, que é resultante de outros fatores. Em suma, nenhum tem a ver com o líquido, independente da temperatura.

De acordo com especialistas, a esteatose hepática surge do consumo excessivo de álcool, obesidade, sedentarismo, aumento de triglicerídeos, má alimentação, uso incorreto ou exagero de determinados medicamentos, diabetes, colesterol alto, hipertensão e inflamação crônica do fígado.

Prejudica o estômago beber água gelada?

Segundo especialistas, não há comprovação de que a água gelada ocasione problemas crônicos ou graves. Mesmo se ingerirmos um líquido frio, ele vai sendo aquecido até chegar no estômago. Portanto, quando chega ao intestino, a bebida já estará quente.

Além disso, é sabido que o líquido, independente da temperatura, melhora o seu funcionamento. Em suma, auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando a constipação.

Ou seja, água gelada não está associada a problemas de saúdes. Ao receber mensagens com conteúdo duvidoso, procure um especialista.

avatar usuario
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Matérias selecionadas para você!

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.