• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

7 piores hábitos que você pode ter para sua saúde mental

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      13/08/18 às 15h27

Dizem que o nosso corpo reage às frustrações da mente e isso é real. Os nossos maus hábitos podem causar diversos tipos de doenças. Dependendo do que comemos, os lugares que frequentamos ou o quanto nos estressamos no serviço, podemos sofrer danos físicos às vezes irreversíveis. Um exemplo disso é o hábito de comer ovos com salsicha todas as manhãs, pois a pratica pode fazer o nosso colesterol aumentar, atingirmos a obesidade e até sofrer com problemas cardíacos. Uma série de coisas pode acontecer por causa de um costume alimentício. Não somente o nosso físico sofre com nossos hábitos. A saúde mental também pode ser afetada por causa de costumes.

Pensando um pouco melhor sobre isso, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos trazer essa matéria. Buscamos e listamos alguns dos piores hábitos que podemos ter para a nossa saúde mental. Evitá-los é uma garantia de vida mais saudável e agradável. Se você souber de algum outro que não listamos aqui, manda pra gente nos comentários aí embaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco.

1 - Má Postura

Acredite ou não, mas sentar-se "reto" pode reduzir os sintomas de depressão, de acordo com um estudo publicado no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry. Estudos mostram que a boa postura faz com que a autoestima e o humor melhorem. Além disso, a prática aumenta a positividade e reduz a fadiga.

2 - Culpa

O sentimento de culpa começa ainda na infância para algumas pessoas, quando nos mandam não desperdiçar comida, pois há diversas crianças passando fome no mundo por isso. Isso vai ficando mais intenso com o passar dos anos e chega uma hora, na vida adulta, que isso afeta diretamente as nossas atitudes. Sentir culpa por tudo pode fazer com que peguemos problemas que não são nossos e fiquemos frustrados quando não se resolvem. Isso tira a nossa auto confiança e desenvolve depressão.

3 - Falta de exercício

Seu estilo de vida sedentário pode trazer complicações para o coração, barriga e até mesmo para a saúde mental. O PsychCentral refere-se ao exercício como algo estimulador da natureza. A prática de atividades físicas pode aliviar a depressão, pois libera endorfinas e diversas substâncias químicas boas. O exercício físico frequente pode ainda distrair a mente e melhorar a interação social, ajudando a lidar com o estresse de forma saudável.

4 - Negatividade

Todos nós somos negativos vez ou outra. Isso em si não nos traz problemas mentais, no entanto, alimentar o sentimento de fracasso sim. Esses pensamentos nos fazem criar uma barreira que nos impede de alcançar nossos objetivos. Isso atrapalha o crescimento em todos os campos, pois nos desencorajam, levando-nos a depressão e ansiedade.

5 - Uso excessivo de smartphone

Usar frequentemente o smartphone é algo que nos supre de várias formas, mesmo que não seja acessando as redes sociais. No entanto, alguns profissionais de saúde mental temem que o uso em excesso possa causar a dependência. Podemos ver isso claramente com a necessidade das pessoas em verificar a todo o momento se não possuem alguma notificação. Esse uso sem limites é capaz de desenvolver depressão, ansiedade, estresse crônico e baixa autoestima.

6 - Arrependimento

O arrependimento é outro sentimento prejudicial. Todo mundo já se arrependeu por algo. Isso não é anormal desde que esse não seja um hábito diário. Uma pesquisa realizada pela Psychology Today diz que o arrependimento é mais comum em culturas onde as pessoas escolhem com mais facilidade as coisas para a sua vida. O ato de se arrepender constantemente leva a depressão, ansiedade, problemas de sono e dificuldade de concentração.

7 - Sono irregular

O nosso sono é a fonte de resiliência física e emocional. O sono ajuda-nos a enfrentar melhor os problemas quando acordarmos, pois estaremos descansados e dispostos. Quando perdemos o sono, ficamos mal humorados e nos irritamos por qualquer motivo. Estudos comprovam que até 90% das pessoas com depressão sofrem com a insônia e que, a maioria das que começam a ter insônia, desenvolvem depressão.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+