Curiosidades

Além da Fontana de Trevi. Esse monumento de Roma também está lotado de moedas

0

Existem diversos monumentos famosos que nos fazem querer viajar para conhecê-los. Alguns países abrigam alguns que, só de falar o seu nome, já temos a imagem em nossas mentes de forma marcante, como por exemplo, o famoso monumento de Roma conhecido por ter várias moedas: a Fontana de Trevi.

Já é uma tradição jogar moedas na Fontana de Trevi. As pessoas que passam por ela têm o hábito de se virar de costas, fechar os olhos e jogar uma moeda nas águas da fonte com a esperança de que um desejo se realize ou de que a sorte esteja ao seu lado.

Moedas

UOL

Agora, tal tradição também está sendo repetida em outro monumento, no Fórum Romano. Normalmente, os turistas jogam as moedas da esquina entre as vias Monte Tarpeo e Campidoglio, que fica quase no topo da colina que é a sede do governo capitolino. Esse lugar é acessível para todas as pessoas e é praticamente uma parada obrigatória.

Por mais que nesse local muitas das moedas que são jogadas, das mais variadas nacionalidades, caia na grama, elas acabam formando uma espécie de mosaico na estrutura que formava o Portico degli Dei Consenti.

As moedas ficam seguradas na construção porque existe uma placa de metal, com uma borda levemente elevada, que foi instalada para que a água da chuva consiga deslizar sobre os mármores.

No caso da Fontana, de acordo com várias fontes, quem começou o hábito de jogar moedas no monumento foi o arqueólogo alemão Wolfgang Helbig que, no começo do século XIX, quando saiu da cidade, jogou uma moeda para desejar sua breve volta.

Hoje em dia, as moedas que são lançadas são recolhidas e convertidas em várias atividades assistenciais.

Monumentos

Londres

Um monumento é uma obra arquitetônica ou escultural destinada a transmitir ou perpetuar para a posteridade a lembrança de uma grande acontecimento. Um monumento histórico é o nome dado, em alguns países, a locais, objetos, construções, representações artísticas que possuem importância nacional, histórica, artísticas e/ou arquitetônica.

O título monumento histórico se trata de um estatuto jurídico, para preservá-lo. A idade desses monumentos varia de acordo com o ritmo da história. O que muitas pessoas podem não saber é que várias dessas atrações históricas escondem mistérios e segredos. Mostramos alguns deles aqui.

Abadia de Westminster

Essa é a maior igreja da Grã-Bretanha. E ela ficou com uma patina amarela suja por conta de uma poluição densa que atingiu Londres, em 1952. Foram necessários 20 anos de restauração para que a Abadia se livrasse dessa camada tóxica.

Big Ben

Aproximadamente por 160 anos, as moedas inglesas de um centavo foram empilhadas no pêndulo do monumento para manter o relógio icônico com a hora funcionando perfeitamente.

Estátua da Liberdade

O famoso monumento de Nova York nem sempre teve a coloração esverdeada que conhecemos hoje. Originalmente ela era na cor cobre. Mas por conta da oxidação ao longo dos anos ela mudou de cor e ficou verde.

Angkor Wat

Atualmente, o Angkor Wat, no Camboja, é desabitado. Mas ele já foi o lar, durante séculos, de monges budistas e aldeões. Ele é uma das maravilhas mais visitadas de todo o mundo.

O templo foi descoberto no século XIX por colonizadores europeus. E eles não acreditavam que tinha sido o povo Khmer quem tinha erguido a construção. Os 200 templos foram organizados para que os viajantes que passassem pelo local pudessem ver somente três deles.

Empire State Building

Quem for a Nova York pode visitar o topo desse edifício imponente que também é um monumento da cidade. Dizem que o prédio termina no 102º andar. Mas, na verdade, ainda existe mais um andar onde existe uma sala com uma pequena varanda. Somente os VIP’s e funcionários podem ir lá.

Baalbek

As ruínas da cidade, no Líbano, faziam parte de um templo complexo. O interessante é que os romanos não tinham o conhecimento para mover os blocos de pedra que pesavam toneladas. Mas eles são vistos na base do templo.

O mais provável é que os egípcios tenham construído a fundação para o templo de Baalbek. E alguns acreditam até que o templo foi usado como base para a famosa Torre de Babel.

Ilha Bolshoi Zayatsky

As ilhas Solovetsky, na Rússia, têm labirintos em espiral que podem fazer com que alguém se perca ou saia pelo mesmo lugar que entrou. De acordo com o que especulam alguns pesquisadores, essa construção foi feita assim para crianças brincarem nelas.

Dolmen

Na Rússia, nas encostas das montanhas, existem casas pequenas feitas de pedras planas. Cada pedra pesa toneladas. E elas foram ajustadas umas às outras com uma precisão que não é possível nem mesmo colocar uma folha entre elas.

Exército de Terracota

As esculturas são de aproximadamente do final do século III a.C. Essas estátuas foram descobertas em 1974 por agricultores locais do distrito de Lintong, na China. As esculturas são de guerreiros, carruagens e cavalos. O que impressiona é que cada soldado tem um rosto diferente.

Grande Esfinge de Gizé

A famosa esfinge foi pintada em tonalidades diferentes. Os arqueólogos acreditam que o rosto desse monumento era vermelho e que seu corpo tinha cores amarelo e azul. Ela estava enterrada em areia até o pescoço por volta de 1400 a.C. Foi entre 1925 e 1936 que ela foi totalmente escavada.

Fonte: UOL

Imagens: UOL, Londres

Como tirar o ‘online’ do Instagram no PC, Android ou iOS

Artigo anterior

O que é o ”fio” branco em volta da gema do ovo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido