Curiosidades

Alimentos que ajudam no combate à prisão de ventre

0

Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia a dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes, mas sim em fazer uma dieta equilibrada com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

Alguns alimentos podem ajudar com problemas que afetam muitas pessoas, como por exemplo, o intestino preso, essa condição também é chamada de prisão de ventre. Ela é provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras. No entanto, existem outras coisas importantes para manter um bom funcionamento intestinal, evitando essa e outras doenças de origem gastrointestinal.

Normalmente, uma pessoa é considerada constipada quando ela evacua menos de três vezes por semana. Contudo, na visão do gastroenterologista Ricardo Barbuti, do Hospital das Clínicas de São Paulo, essa frequência não é tão relevante assim. “O importante mesmo é estar satisfeito com seu ritmo”, disse ele.

Essa também é a visão de Elaine Moreira, médica da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). “Se a pessoa vai todos os dias ao banheiro, mas passa muito tempo sentada, faz bastante força e as fezes saem em bolinhas, já dá para pensar em constipação”, pontuou.

Contudo, se a pessoa for ao vaso duas vezes por semana, mas não precisar fazer esforço, também não sentir dor, e as fezes saírem bem construídas, provavelmente o intestino dessa pessoa está bom.

A prisão de ventre, como explica o gastro Sergio Alexandre Liblik, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, normalmente é causada por alguns hábitos ruins, como por exemplo, uma dieta pobre em fibras, pouca ingestão de água e sedentarismo.

O que não faltam são receitas milagrosas para resolver esse problema, mas nem sempre é tão fácil assim. O melhor é ir por caminhos já tidos como eficazes, como por exemplo, consumir determinados alimentos e diminuir outros. Alguns alimentos podem ajudar com a prisão de ventre.

Alimentos que ajudam

Instituto digestivo

1 – Legumes e hortaliças

Esses dois tipos de alimentos são cheios de fibras resistentes à digestão. Por conta disso, elas ajudam na constituição do bolo fecal e no trabalho do intestino. No caso de legumes como berinjela, pepino, beterraba, tomate e outros, o recomendável é que eles sejam ingeridos com a casca. Isso porque é nela onde estão mais as fibras.

No caso dos vegetais, rúcula, alface, almeirão, acelga, espinafre, entre outros, são os que mais podem ajudar. E para a ingestão deles, comê-los crus é a melhor pedida.

2 – Chá preto, verde ou mate e café

Todas essas bebidas têm a cafeína em comum. Ela é um estimulante e não somente para a mente, como também para o intestino, já que ela incentiva os movimentos peristálticos.

No entanto, mesmo que essas bebidas possam ajudar com a prisão de ventre, bebê-las em excesso pode fazer mal. Esse abuso pode trazer azia e refluxo, além de prejudicar a absorção de minerais.

3 – Sucos naturais e água

De acordo com a nutricionista Mariana Del Bosco, o bolo fecal fica mais viscoso por conta da água, e sem ela, ele fica ressecado. Justamente por isso que não adianta de nada a pessoa comer alimentos ricos em fibras e não beber nenhuma ou pouca água. O que isso fará é com que cada ida ao banheiro seja um martírio.

“Se eu pudesse dar apenas um conselho para a pessoa constipada, seria: beba mais água”, disse Elaine.

4 – Sementes

As sementes também figuram entre os alimentos que ajudam as pessoas constipadas. A linhaça e chia, por exemplo, têm um tipo de fibra que tem uma capacidade de absorver a água e depois não soltá-la. Isso é ótimo para que as fezes fiquem macias e deslizantes.

5 – Frutas

As frutas também são alimentos ricos em fibras. Algumas delas são mais laxantes, como por exemplo, o mamão e a ameixa. Contudo, a realidade é que qualquer fruta é uma grande aliada para as pessoas com prisão de ventre, ainda mais se elas forem ingeridas com as cascas.

O recomendável é três porções por dia, preferencialmente, mudando os tipos das frutas. E outro ponto a ser levado em consideração é evitar frutas verdes porque elas podem fazer com que o intestino trave de vez.

Fonte: Veja Saúde

Imagens: Instituto digestivo

Três imigrantes nigerianos sobrevivem a viagem de 11 dias sentados em leme de navio

Artigo anterior

Elon Musk pretende implantar chips cerebrais em humanos em 6 meses

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido