Curiosidades

Elon Musk pretende implantar chips cerebrais em humanos em 6 meses

0

Elon Musk é o homem mais rico do mundo, mas também um dos empresários mais dedicados com projetos futurísticos e, na visão de muitos, ousados. Ele é dono da SpaceX e conhecido por querer levar os humanos ao espaço, principalmente para Marte. Contudo, ele também tem outros projetos além desse.

Em 2020, ele participou de uma entrevista com Joe Rogan, Musk. Nela, o empresário falou sobre o futuro da inteligência artificial e o seu papel na interação entre homens e máquina. Musk também revelou que tem uma startup chamada “Neuralink” e que ela trabalha com estimulação cerebral. Na época, o bilionário revelou que a empresa estava perto de começar a fazer testes com humanos.

“Ainda não estamos testando pessoas, mas acho que não vai demorar muito. Podemos implantar um link neural em menos de um ano em uma pessoa que eu acho”, revelou.

Chip

Tecnoblog

A Neuralink é uma sociedade que Musk cofundou junto com outros oito empresários. Claro que assim como todo projeto que o bilionário se envolve, esse também é pensado no futuro da humanidade. A empresa projetou um chip para ser implantando no cérebro das pessoas. Através desse chip, os órgãos servirão como interfaces de máquinas.

Claro que esse projeto gerou bastante controvérsia, mesmo ele ainda estando em seu estágio de testes. Até o momento, a maioria deles foi feita em porcos e chegou até a ser implantado um chip no cérebro de macacos, o que somente aumentou todas as polêmicas tanto com neurocientistas como pesquisadores.

No fim de 2021, Musk deu uma entrevista para o “The Wall Street Journal” e disse que a hora de implantar esses chips da Neuralink, que são do mesmo tamanho de uma moeda, em humanos estava próximo.

Pretensão de Musk

Meio bit

Mesmo o empresário já tendo tido essa fala duas vezes, agora parece que o momento realmente está chegando. Isso porque, na quarta-feira dessa semana, Musk fez uma entrevista com a agência de notícias Reuters e disse que o chip feito pela Neuralink deve começar seus testes em humanos já nos próximos seis meses. Além disso, o empresário também disse que um dos primeiros focos que a empresa terá com seu chip é restaurar a visão em pessoas cegas.

Ainda segundo o bilionário, as interfaces de chip cerebral feitas pela empresa podem dar às pessoas com deficiência a possibilidade de voltarem a se movimentar e se comunicar.

“Queremos ser extremamente cuidadosos e ter certeza de que funcionará bem antes de colocar um dispositivo em um ser humano, mas acho que submetemos a maior parte de nossa papelada ao FDA e achamos que provavelmente em cerca de seis meses poderemos ter nosso primeiro Neuralink em um ser humano”, disse Musk.

Futuro

Novinite

Conseguir fazer com que pessoas cegas voltem a enxergar não é o único foco desse chip em um primeiro momento. Musk também revelou que outro foco é fazer com que pessoas consigam ter de volta movimentos de músculos. “Mesmo que alguém nunca tenha tido visão, nunca, como se tivesse nascido cego, acreditamos que ainda podemos restaurar a visão”, pontuou ele.

Os projetos para o chip e o que ele pode fazer não pararão por aí. No futuro, Musk quer desenvolver um chip que dê ao cérebro a possibilidade de controlar outros dispositivos eletrônicos e que pessoas com paralisia consigam, em algum momento, ter de novo a sua função motora.

Como se isso não fosse o bastante, o chip também tem a meta de que doenças como Parkinson, demência e Alzheimer possam ser tratadas através da sua tecnologia. E a fronteira final dita por Musk é que o cérebro se funda com a inteligência artificial. Mesmo que pareça mais um projeto inalcançável do bilionário, caso ele se torne realidade, irá mudar a vida de milhares de pessoas para o bem.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Tecnoblog, Meio bit, Novinite

Alimentos que ajudam no combate à prisão de ventre

Artigo anterior

81% veem racismo no Brasil, mas só 34% admitem preconceito contra negros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido