Curiosidades

Amigos criam bolão para incentivar ida à academia e iniciativa viraliza

0

Exercícios físicos são de extrema importância para nosso corpo e organismo. Os ganhos através da ida à academia e da prática de exercícios como a musculação são significativos para nossa qualidade de vida. É preciso entender que a prática saudável dos exercícios é uma necessidade constante para todas as pessoas.

Mesmo a maioria das pessoas sabendo disso, várias não gostam de ir à academia. Por conta disso, um grupo de sete amigos do Paraná encontrou uma maneira diferente para conseguir motivação para ir à academia. Cada um deles deposita 100 reais e, ao fim do mês, quem tiver ido mais vezes se exercitar ganha todo o dinheiro.

Ideia

G1

O controle das idas é feito através de um grupo de WhatsApp, criado pela empresária Laissa Negoseki, de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Segundo Laissa, a brincadeira dos amigos começou depois de ela dizer a uma amiga que queria ir na academia com mais frequência. Com isso, outros amigos também disseram ter a mesma vontade.

“Eu já faço academia, mas estava indo só duas vezes por semana. Eu estava querendo voltar a ir com mais frequência, todos os dias. E daí a gente começou a conversar: ‘Nossa, seria tão bom levar a sério a academia’. E eu falei: ‘Vamos então fazer um grupo'”, lembrou Laissa.

Grupo

G1

Então, o grupo foi criado para que os amigos incentivassem uns aos outros a irem. No entanto, uma das participantes do grupo achou que só isso não era o suficiente. Foi então que a ideia do bolão surgiu.

O grupo de amigos de Laissa levou a sério e a ideia viralizou quando ela publicou no Twitter sobre o seu grupo. Até na última sexta-feira, o tweet sobre o grupo já tinha mais de 133 mil curtidas. De acordo com a empresária, já nos primeiros dias do bolão, um dos participantes enviou um atestado médico para justificar o motivo de não estar indo treinar.

“Estou com conjuntivite. Gostaria que os primeiros dias não fossem descontados, possuo atestado”, escreveu.

O grupo aceitou o atestado com a condição de que o participante, primo de Laissa, compensasse os dias que ele faltaria por conta da conjuntivite.

Regras

G1

O grupo de incentivo para ir à academia tem suas regras. De acordo com o combinado entre os amigos, cada um deve fazer exercícios pelo menos cinco dias na semana.

De acordo com Laissa, se acontecer um empate entre duas ou mais pessoas no primeiro lugar, o prêmio final irá ser dividido de forma igual entre os vencedores. Ao todo foram arrecadados 700 reais.

Mas essa regra tem uma exceção. Se caso todos os sete amigos empatarem, o dinheiro será acumulado com o valor que será apostado em agosto.

Para o controle, cada um dos participantes tem que enviar uma foto quando chega na academia e quando sai. “Quando postam foto, a gente fala: ‘Parabéns’. Mandamos palmas, elogios, falamos que a pessoa está arrasando. O importante é fazer atividade física, ficar bem com você mesmo”, concluiu Laissa.

Academia

Personal virtual

A ideia de Laissa e seus amigos é uma boa para as pessoas que querem uma motivação a mais para irem à academia. Contudo, esse local pode ser um pouco intimidador. Tanto que até existe um termo para descrever essa sensação de nervosismo ou ansiedade que várias pessoas têm quando pensam em ir à academia, chamado “gintimidação”.

O medo de ir à academia pode ocorrer por várias razões, dentre elas, o medo de ser julgado por outras pessoas, acreditar que pode não conseguir fazer os exercícios ou ser inseguro por se comparar com as outras pessoas do mesmo lugar.

No entanto, esse medo e ansiedade de ir para a academia tem como principal razão o fato do lugar ser desconhecido e parecer intimidador. Isso acontece, na maioria das vezes porque as pessoas podem se sentir inseguras sobre o que podem encontrar lá, ou por não saber o que estão fazendo.

A melhor parte é que a maioria dessas coisas se resume a encontrar formas de remover essa incerteza. Existem algumas formas de contornar esses sentimentos mesmo antes de fazer a primeira visita à academia.

1 – Comece com um treino simples e planeje exercícios que você consiga dominar de forma rápida e que você goste. Além disso, também é bom incluir alguns exercícios alternativos pelos quais você consiga alternar caso a academia esteja muito cheia.

2 – Pesquise a academia e os equipamentos para já se familiarizar com o layout e tipo de equipamento que você possa encontrar. Assistir vídeos online que mostram os equipamentos também pode ajudar a acalmar e prepará-lo melhor para o que você possa encontrar na academia.

3 – Encontrar uma rotina de exercícios online ou então falar com um personal trainer para que ele planeje seus treinos com antecedência te ajudará a saber quais equipamentos usar, além de te dar a chance de praticar os movimentos com antecedência.

4 – Também é bom considerar alguma aula de exercícios em grupo para iniciantes. Até porque, estar junto com outras pessoas que estão em um mesmo nível que você pode te ajudar a se sentir mais confiante e menos ansioso.

5 – Saiba quais são os horários mais vazios da academia. Ir com o lugar mais vazio pode te ajudar a desenvolver uma confiança maior e ter uma maior familiaridade com o lugar.

6 – Aceite seu nervosismo e ansiedade. Sentir essas emoções é uma parte normal do processo de começar algo novo. Uma forma de controlá-los é praticar a atenção plena. Ela é uma forma de meditação que consiste em se concentrar e estar presente no momento. Isso pode ajudar no controle da ansiedade.

Fonte: G1, Science Alert

Imagens: G1, Personal virtual

 

Ex-marinheiro dos EUA passa 70 anos procurando ex-namorada japonesa

Artigo anterior

Churrasco causa vômito coletivo após larvas serem achadas em carne

Próximo artigo