Curiosidades

5 erros que prejudicam o progresso na academia

0

Exercícios físicos são de extrema importância para nosso corpo e organismo. Os ganhos através da ida à academia e da prática de exercícios como a musculação são significativos para nossa qualidade de vida. Porém, é preciso entender que a prática saudável dos exercícios é uma necessidade constante para todas as pessoas.

Quando alguém começa ir à academia, geralmente, a pessoa quer ou ganhar massa muscular, ou queimar gordura, ou as duas coisas. Esses pontos de mudança normalmente ajudam para uma melhora da autoestima, da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas.

Contudo, não é incomum ver alguns mitos a respeito da musculação. “Para a prática esportiva e realização de nossas atividades diárias, uma boa musculatura nos garante um melhor rendimento. A sua manutenção ou aumento se deve a uma combinação de boa nutrição e prática regular de atividade física. Logo, não adianta fazer exercício regular e não se alimentar adequadamente e vice-versa”, explicou a médica nutróloga, Andrea Pereira.

Portanto, para o ganho de massa muscular, é preciso atenção e constância em três pontos principais, o treino, a dieta e o descanso. Já na academia, a dica é procurar um instrutor que ajude a montar um treino eficaz de acordo com cada pessoa.

Enquanto isso, fora da academia é crucial ter uma boa alimentação e que ela seja adequada para que se consiga atingir seus objetivos. Além de, claro, um bom descanso. Tudo isso garantirá um bom desenvolvimento muscular.

Treinamento, alimentação e sono são o básico. No entanto, alguns detalhes, se esquecidos, podem acabar sabotando seu progresso na academia. Mostramos, aqui, algumas dessas coisa ditas por Renato Cariani, educador físico e atleta profissional IFBB.

1 – Gelo nos músculos

Weburn

Colocar gelo nas áreas doloridas é uma coisa comum e realmente eficaz para diminuir a dor de onde estiver lesionado. Contudo, segundo Cariani, a musculação provoca pequenas inflamações nos músculos e é justamente isso que gera a regeneração mais forte.

Nesse sentido, colocar gelo na musculatura que foi treinada pode acabar atrapalhando seu progresso na academia.

“O problema é que esse processo inflamatório é que vai gerar a hipertrofia. Durante a noite, hormônios e substratos energéticos vão pegar essas fibras que estão machucadas e transformá-las em fibras mais fortes. Você coloca gelo, quando chegar a noite essas fibras já estão mais tratadas. Elas não precisam mais de tanta hipertrofia”, explicou ele.

2 – Anti inflamatórios

Artmed

Da mesma forma que o gelo, algumas pessoas tendem a tomar remédios anti-inflamatórios quando sentem a musculatura dolorida. Mas o raciocínio é o mesmo que o do gelo. A quebra desse processo inflamatório vai diminuir a hipertrofia. Como resultado, a pessoa fica impedida de ganhar massa muscular.

“No momento em que você toma um relaxante muscular, um analgésico, um anti-inflamatório, você reduziu o processo inflamatório. Você descartou todo aquele seu esforço para micro lesionar a fibra no treino”, disse Cariani.

3 – Bebidas alcoólicas

Vix

O álcool é uma substância catabólica, ou seja, promove a perda de massa magra. Por isso que, quando ele é consumido de uma forma exagerada, ele desidrata e destrói as fibras musculares. Então, é preciso moderação em seu consumo.

“A ingestão de álcool, principalmente quando excessiva, converte-se em uma substância chamada acetaldeído. Essa substância é tóxica. O seu fígado tem muita dificuldade de eliminar acetaldeído do corpo. Ele compromete a absorção de vitaminas e nutrientes. Logo, você fica todo intoxicado”, pontuou o educador físico.

4 – Dietas loucas

Cronosendoscopia

É comum ver pessoas que começaram academia, principalmente aquelas acima do peso, quererem perder gordura o mais rápido possível. Então, elas acabam fazendo dietas rígidas e, muitas vezes, loucas.

Como resultado de comer menos, a pessoa irá perder peso. Contudo, ela também queimará músculos. Isso deixará a pessoa com um aspecto não saudável. Justamente por isso que procurar um nutricionista é necessário.

5 – Hidratação

Saúde RJ

Uma das coisas que precisam ser levadas a serio quando se começa academia é um hábito muitas vezes feito fora dela. As pessoas são formadas, em sua maior parte, por água. Então, por isso, levar uma garrafa de água para todos os lugares é uma coisa fundamental.

Fonte: MSN

Imagens: Weburn, Artmed, Vix, Cronosendoscopia, Saúde RJ

Por que as baratas morrem de cabeça para cima?

Artigo anterior

Os animais de estimação tem mais fome no inverno?

Próximo artigo