• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Antártica vai liberar iceberg quase duas vezes maior que a cidade de São Paulo

POR Jesus Galvão    EM Ciência e Tecnologia      26/02/19 às 17h29

Crescentes rachaduras na plataforma de gelo Brunt Ice Shelf, localizado na área de Coast Land, na costa do Mar de Waddell, na Antártica, podem "dar à luz" a um iceberg quase duas vezes maior do que a cidade de São Paulo. De acordo com a NASA, a superfície total do enorme bloco de gelo é de aproximadamente 1.700 quilômetros.

Os cientistas ainda não sabem ao certo o que isso pode causar, se terá impacto na infraestrutura científica presente na área desde a década de 1950 e quais as consequências para a presença dos humanos na região. Uma dessas rachaduras, que se formaram com o tempo, foi chamada de Rachadura do Halloween (Halloween Crack), porque apareceu no final do mês de outubro, em 2016.

O parto do iceberg

A Estação de Pesquisa Halley (EPH) foi instalada sobre a plataforma de gelo Brunt Ice Shelf pelos britânicos, em 1956. O intuito era estudar a atmosfera terrestre. Em 1985, os cientistas da Halley foram os que descobriram sobre o buraco na camada de ozônio. Desde a sua criação, a estação de pesquisa já trocou de lugar algumas vezes devido às ameaças na forma de abismos aparentes ou rachaduras no gelo.

Em 2017, a plataforma precisou ser realocada devido ao crescimento de dois abismos na região, conforme é possível visualizar na imagem acima, o Abismo 1 (Chasm 1) e abismo 2 (Chasm 2). O Abismo 1 está crescendo em alta velocidade, o que coloca em risco o futuro da EPH.

O abismo esteve estável por cerca de 35 anos. Entretanto, recentemente, os cientistas notaram um aceleração em seu crescimento. Crescendo para o norte até 4 km por ano. Não está claro quando e se isso irá acontecer, porém um encontro entre a Rachadura do Halloween e o Abismo 1 pode desestabilizar toda a plataforma de gelo.

McDonal Ice Rumples

Uma área conhecida como McDonald Ice Rumples também tem sua participação no problema. Essas falhas foram causadas pelo gelo fluindo sobre uma formação rochosa, onde o leito rochoso sobe alto o suficiente para entrar em contato com a parte inferior da plataforma de gelo, impedindo o fluxo, causando rachaduras e fendas. O que resulta em ainda mais problemas de estabilidade na plataforma.

"O futuro a curto prazo da plataforma de gelo Brunt provavelmente depende de onde as fendas existentes se fundem em relação aos rochedos de gelo do McDonald. Se eles se fundirem na direção (sul) do McDonald Ice Rumples, então é possível que a plataforma de gelo seja desestabilizada", disse o glaciologista do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, Joe MacGregor.

Caso o gelo se separasse por completo, este seria o maior bloco que já se separou da plataforma Blut até então. Os cientistas estão o observando desde 1915. Esse tipo de acontecimento não é incomum nas plataformas de gelo, porém, esse nível de mudança definitivamente não é muito frequente para a região.

"Nós não temos uma imagem clara do que impulsiona os períodos de avanço e retração do bloco nesta separação. A provável perda futura do gelo no outro lado da Rachadura do Halloween sugere que mais instabilidade seja possível, com risco associado a Halley" disse Chris Shuman, glaciologista da NASA / UMBC.

O maior rompimento já visto

O grande iceberg pode ter cerca de 1.700 quilômetros, a depender de onde as rachaduras se encontram. Mas, de qualquer forma, é provável que esta seja a maior separação de gelo que já vimos. Outra preocupação é sobre as questões no que tange à estabilidade do restante da plataforma de gelo com o rompimento.

Crescentes rachaduras no gelo podem ser observadas nestas imagens, separadas por 33 anos. Uma delas, disposta acima, foi capturada em janeiro de 1986 e a outra, disposta abaixo, em janeiro de 2019.

Até o momento, tanto para a Estação de Pesquisa Halley quanto para os cientistas e os terráqueos em geral, o que resta é esperar. No entanto, apesar do pouco tempo instalada nessa localidade, a EPH poderá ter que se mudar novamente.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

Próxima Matéria
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+