• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que acontecem quando as mulheres estão entrando na menopausa

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      06/06/16 às 19h04

A menopausa é um período muito esperado pela maioria das mulheres, porque é quando acreditam quem finalmente umas das coisas que mais incomodam sua vida, a menstruação, irá acabar. O que é verdade mas, o que elas não sabem são sobre os sintomas desse período. Claro que eles variam de mulher para mulher afinal, por mais parecidos que sejam, os organismos reagem de maneiras diferentes.

menarca é a primeira menstruação da vida de uma mulher, enquanto a menopausa é a última. O período pré-menopausa dura entre três e sete anos, que serão seus últimos anos férteis; a perimenopausa é o intervalo de aproximadamente um ano, entre a menopausa (última menstruação) até o primeiro ano de pós-menopausa; que por sua vez é todo o período que se segue após a última menstruação, também chamado de climatério.

Os sintomas da menopausa, na verdade, englobam os sintomas da perimenopausa e climatério. São sintomas físicos e emocionais. Biologicamente, a menopausa é o encerramento do ciclo fértil da mulher, os níveis de estrogênio do organismo diminuem, causado pela falência dos ovários; acontece, normalmente, entre os 45 e 55 anos, quando antes, é chamada de menopausa precoce.

1. Ondas de calor

01

Também conhecidas como Fogacho, são sensações de calor no rosto e pescoço, normalmente acima do tronco, pode aparecer junto, suor, vertigens, palpitações, intenso cansaço muscular. Dependendo da intensidade em que aparecem, podem atrapalhar as tarefas cotidianas.

2. Os ciclos menstruais são irregulares, assim como o fluxo sanguíneo

02

O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. Quando no período de pré-menopausa, esse período tende a aumentar para mais ou menos 40 a 50 dias, e ainda assim, nesse tempo pode haver alguns escapes. Não existe uma maneira eficiente de saber qual será exatamente a última menstruação, e esse só será considerado a menopausa propriamente dita quando completa um ano.

3. Constantes alterações de humor, principalmente a irritação

[caption id="attachment_94892" align="alignnone" ]stressed woman screaming stressed woman screaming[/caption]

Alguns sintomas muito comuns são o aumento da irritabilidade, choros descontrolados, distúrbios de ansiedade, melancolia, depressão, insônia, perda de memória e labilidade emocional. Tudo isso por conta dos baixos níveis de estrógeno e progesterona.

4. Dificuldades em fazer xixi e dor

04

Ocorrem várias alterações no sistema urinário e reprodutor como: dificuldade de fazer xixi, dores, vontades súbitas de urinar, infecções urinárias e ginecológicas, além de ressecamento vaginal, dor na penetração e diminuição da libido.

5. A pele fica ressecada, as unhas quebram e os cabelos caem

05

O estrogênio está ligado à queda na produção de colágeno, e quando a produção deste é alterada a pele fica seca e mais fina, um tanto quanto escamosa, dando um ar de pessoa velha. Da mesma forma acontece com os cabelos, se tornam mais secos, quebradiços e caem com facilidade.

6. Dor nos seios e ganho de peso

06.

A dor nas mamas é conhecida como mastodina e é muito comum durante a pré-menopausa, desaparecendo no período do climatério. Mais uma vez por causa da redução dos níveis de estrogênio, o metabolismo se altera, ficando mais lento, junto com a diminuição dos gastos calóricos fazem com que o corpo armazene mais gordura.

7. Dores de cabeça intensas

07.

As mulheres que possuem enxaquecas em seu período fértil, tendem a piorarem, principalmente nos sete anos antes da menopausa. Elas se intensificam de acordo com a irregularidade dos ciclos.

8. Os ossos ficam mais frágeis

08.

A perda de massa óssea é muito comum ao longo da vida, só que durante a menopausa esse sintoma se torna muito mais intenso, fazendo com que a mulher esteja muito mais vulnerável à osteoporose e fraturas, como dores na cabeça do fêmur.

Se você for mulher, ao ler essa matéria deve pensar que se parece mais com a descrição de um filme de terror do que propriamente de um período da vida que somos obrigadas a passar. Não se desespere, apesar de ser mesmo ruim do jeito que parece, existem tratamentos para que esses sintomas diminuam, o principal deles é a reposição de hormônios.

Se você está na pós-menopausa ou conhece alguém que está, deixe seu cometário, essas coisas realmente acontecem com as mulheres? O que você acha? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+