Curiosidades

Aparições de luzes estranhas foram vistas mais uma vez no Brasil

0

Muitas pessoas podem não saber, mas em nosso país já aconteceram várias aparições de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Recentemente, luzes em “movimento aleatório” vistas no céu de Santa Catarina por pilotos e controladores durante um voo intrigaram bastante os moradores de Santa Catarina. Mas o mais curioso é que essas não foram as únicas aparições que aconteceram.

A mais recente aconteceu no último sábado quando luzes desconhecidas chamaram a atenção de pilotos que estavam sobrevoando a cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Essa aparição foi relatada por dois pilotos para a controladora de voos do aeroporto Salgado Filho e divulgada nas redes sociais.

Quem fez o primeiro relato foi o piloto de um voo da LATAM, que saiu de São Paulo rumo à capital gaúcha. “Só para informação, a gente ainda continua avistando as luzes. Agora, de uma outra perspectiva, ela está bem ao sul de Porto Alegre. Bem ao sul, sentido Argentina”, disse ele.

Luzes misteriosas

De acordo com esse piloto, as luzes eram azuis e estavam cruzando o céu da cidade. Depois de 15 minutos do relato ter sido feito, a controladora de voo questionou o segundo piloto, que saiu de Belo Horizonte, em Minas Gerais, rumo a Porto Alegre. “O Azul 4657 têm condições de informar se avistou alguma luz no setor sul de Porto Alegre?”, perguntou.

Quando perguntado sobre a aparição, o piloto desse voo disse que já iria informar a controladora, mas esperava que ele fosse ser chamado de louco. “Na verdade, a gente está vendo essas luzes desde lá de Confins. São três luzes girando em espiral, bem forte”, contou.

Claro que essas aparições não querem dizer necessariamente que se tratavam de alienígenas. Até porque, o termo Objeto Voador Não Identificado (OVNI) é usado para qualquer objeto desconhecido no céu. Mas ele ficou mais popular por estar relacionado a possíveis extraterrestres.

Mais aparições

G1

O curioso é que essas luzes vistas não foram as únicas aparições que deixaram as pessoas intrigadas. Clarões e objetos também foram vistos em Florianópolis, Itapema, no Litoral Norte, e outras regiões de Santa Catarina, estado que teve um grande número de eventos desse tipo.

De acordo com Adolfo Stotz Neto, professor e presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em vários casos é difícil relacionar essas aparições de luzes no céu com seres de outros planetas.

“Elas podem ser fenômenos atmosféricos, podem ser satélites que passam, podem ser da própria Estação Espacial Internacional. Podem ser meteoros, luzes geradas no solo. São tantas as possibilidades de ser um fenômeno natural, ou um fenômeno humano”, afirmou.

Mesmo assim, os casos não deixam de ser intrigantes. Temos como exemplo a aparição no dia 25 de junho desse ano. De acordo com Luiz Prestes, ufólogo responsável pelo Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina (GPUSC), um OVNI foi visto sobrevoando a Beira-Mar Norte, na região central de Florianópolis nesse dia.

“Esse me chamou a atenção, porque um objeto parecido a este cruzou o céu da cidade holandesa de Vlissingen no dia 21 de julho, quase um mês depois”, comentou o ufólogo, na época.

De acordo com Prestes, a maior parte das aparições se concentra nas regiões litorâneas do Estado, onde existem menos registros.

Outro caso aconteceu em março de 2019. Na época, moradores de Florianópolis e outras cidades litorâneas disseram que viram um clarão bem forte no céu perto da Ilha do Campeche. Esse fenômeno durou poucos segundos, mas foi o suficiente para chamar a atenção das pessoas e as deixar intrigadas com a luminosidade.

Na época, esse caso mobilizou grupos de pescadores artesanais e gerou dúvidas entre os banhistas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o objeto não foi identificado ou não reportado pelos radares de segurança e de controle do espaço aéreo. E eles também descartaram a possibilidade de o clarão ter sido ocasionado por uma aeronave caindo.

Fonte: UOL,  G1

Imagens: YouTube,  G1

Lua de Sangue vai acontecer nessa terça e poderá ser vista de poucas partes do Brasil

Artigo anterior

Caso de 50 anos atrás é desvendado com ajuda da genealogia investigativa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido