Curiosidades

Após receber gorjeta de US$4,4 mil garçonete é demitida

0

A gorjeta, nos Estados Unidos, é vista como uma recompensa voluntária para agradecer o bom tratamento recebido, mas na realidade ela é uma coisa quase que obrigatória. Geralmente, a pessoa tem que pagar cerca de um quinto adicional da conta. No entanto, o cliente pode deixar a quantia que bem entender, mas respeitando o mínimo.

Normalmente, as pessoas deixam a quantia necessária e vão embora. Contudo, nesse caso, essa garçonete dos EUA recebeu uma gorjeta de 4.400 dólares de um grupo de clientes. A quantia era para ser divida entre ela e outra garçonete. Porém, ela acabou sendo demitida porque o gerente do local a forçou a dividir a gorjeta com todos os funcionários.

O caso aconteceu no Oven and Tap em Bentonville, Arkansas, em dezembro de 2021. O dono de uma imobiliária local, Grant Wise, foi o organizador do que ele chamou de “$100 dinner club”, onde cada pessoa contribui com 100 dólares para deixar de gorjeta para quem os atendeu.

Gorjeta

UOL

Segundo Wise, antes de ir ao estabelecimento ele ligou para o restaurante para ter a certeza de que os garçons não compartilhavam suas gorjetas. Depois que eles comeram, o homem deu a Ryan Brandt um cheque de 4.400 dólares para que ela dividisse entre ela e outra garçonete que também atendeu o grupo deles.

No entanto, de acordo com Ryan, os gerentes do restaurante exigiram que ela dividisse sua gorjeta com todos os colegas de trabalho. Tal atitude nunca tinha sido vista nos três anos em que ela trabalhou no estabelecimento. “Disseram que eu teria que entregar o meu dinheiro ao meu gerente de turno e levaria 20 por cento para casa”, contou ela. A garçonete usaria o dinheiro para pagar seus empréstimos estudantis.

Segundo Wise, a ideia de ter criado o “$100 dinner club” foi justamente para ajudar os funcionários que nem durante a pandemia pararam de trabalhar. “Nós sabíamos que os servidores foram realmente atingidos pela covid e era algo que [um amigo] propôs para ajudar a retribuir”, disse ele.

Quando Wise entregou a gorjeta a Ryan ele gravou um vídeo e o publicou em suas redes sociais. “Lamento interromper o jantar de todos, isso levará apenas 60 segundos. Todos nesta mesa contribuíram ou deram uma gorjeta de $ 100 para você e para a outra garçonete que infelizmente teve que ir para casa porque não está se sentindo bem”, falou ele no vídeo.

Demissão

Psicologias do Brasil

Quando o homem descobriu o que o restaurante tinha feito, ele disse que tentou entrar em contato com a dona do lugar para “garantir que tudo ia ficar bem” mas não conseguiu contato. Então, Wise voltou ao “Oven and Tap” para pegar a gorjeta que tinha deixado de volta e entregá-la pessoalmente para Ryan fora do restaurante. Entretanto, ele postou em seu Facebook que quando foi fazer isso descobriu que ela tinha sido demitida.

“Estou muito triste em saber que a garota que demos gorjeta na outra noite em nosso Dinner Club foi demitida do emprego. Não entendo muito bem por que isso aconteceria com uma mulher que parece tão doce e bondosa”, escreveu.

Na tentativa de ajudar a garçonete, Wise criou uma vaquinha online para que Ryan possa “passar os próximos dois meses e, com sorte, encontrar uma nova oportunidade de emprego”. No final, ele conseguiu arrecadar 8,7 mil dólares para ela.

Hábito

Escola educação

A gorjeta é um costume nos EUA não apenas em restaurantes. Ela também ocorre em bares, no cabeleireiro, no hotel ou no táxi. A origem da cultura americana de “gorjeta” vem de fora do país. De acordo com o livro “Tipping: An American History of Social Gratuities”, de Kerry Segrave: “se um homem com seu cavalo se hospeda em uma pousada, além de pagar a conta, ele deve dar pelo menos um shilling (moeda inglesa) ao garçom e seis pence à empregada, ao noivo e ao engraxate, o que equivale a meia coroa”.

Além disso, Segrave explica que até 1840 não existia o hábito de dar gorjetas. E como explica Saru Jayaraman, ativista dos direitos trabalhistas e presidente da organização One Fair Wage, a emancipação dos escravos nos EUA no final do século 19 teve um papel fundamental na consolidação da gorjeta.

“Restaurantes e empresas de hospitalidade queriam continuar a ter mão de obra negra gratuita. Então, adotaram essa cultura da Europa e transformaram a gorjeta de um incentivo extra do salário. Então eles falaram para os negros: nós vamos te contratar, não vamos te pagar, mas você pode receber gorjetas”, disse ela.

No século XX, a cultura da gorjeta se estabeleceu no país. No entanto, esse hábito teve uma resistência inicial. Isso porque seis estados aboliram temporariamente a prática em 1915. Mas em 1966 a gorjeta foi definitivamente consolidada quando o Congresso promulgou a cláusula “Tip Credit”.

Fonte: Marie Claire, BBC

Imagens: UOL, Psicologias do Brasil, Escola educação

Por que algumas pessoas são picadas por mosquitos e outras não?

Artigo anterior

Agentes soltam cobra matadora em floresta no Rio após se confundirem

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido