Muitas pessoas tem como hobby colecionar moedas. Por causa disso, o passa-tempo acabou se tornando um dos mais populares do mundo.

Você reclama quando recebe muitas moedas como troco? Com o passar do tempo, qualquer moeda pode ser tornar bastante valiosa, principalmente se houver poucas delas por aí. Por isso é bom ficar de olho nas que você tem em mãos.

Uma simples moeda pode chegar a valer milhões de dólares. Para valer tanto, tudo depende da importância histórica e também da raridade da peça.

A seguir você vai poder conferir uma seleção com as moedas mais valiosas do mundo todo. Curiosos para saber quais são elas? Então confira:

1. Dólar da liberdade

1

A moeda de cobre é o primeiro dólar cunhado nos Estados Unidos. Ela foi produzida em 1774 e tem o busto da liberdade estampado. A moeda foi leiloada em janeiro e custa 10 milhões de dólares.

Publicidade
continue a leitura

2. Saint-Gaudens

2

A moeda foi criada pelo escultor Augustus Saint-Gaudens, em 1907. Ela era feita em ouro e equivalia a 20 dólares, no entanto se valorizou ao longo dos anos.

Como foi considerada muito complicada para ser produzida pela casa da moeda, o responsável por cunhá-la resolveu eliminar a frase "In God We Trust", "Em Deus Confiamos", em tradução literal e também simplificar a moeda.

3. Dobrão de Brasher

3

O moeda foi cunhada em 1787 por Ephraim Brasher, ele queria que o Estado de Nova York emitisse novas moedas em cobre. No entanto, o pedido dele para cunhar as novas moedas foi negado.

Publicidade
continue a leitura

Mesmo assim, Brasher segui com o seu projeto. Além da moeda em cobre, ele também fez 22 em ouro, que acabaram se tornando verdadeiras raridades. O valor da moeda foi estimado 7,4 milhões de dólares.

4. Florim de Eduardo III

4

A moeda circulou na Inglaterra entre dezembro de 1.343 e julho de 1.344 e é considerada uma das moedas mais raras e valiosas do planeta. Não é para menos, apenas três exemplares delas restaram.

Ela foi a primeira moeda cunhada pelo rei Eduardo III da Inglaterra e foi vendida em um leilão em Londres por 6,8 milhões de dólares.

Publicidade
continue a leitura

5. Moeda comemorativa canadense

moeda

A moeda foi lançada pela Casa da Moeda do Canadá e, claro, é uma versão comemorativa. Por causa disso, não pode entrar em circulação. A moeda que possui 100 quilos e é feita quase totalmente em ouro, foi leiloada em 2010 na Áustria por 4 milhões de dólares.

Bônus: moeda rara brasileira

br

Não pense que existem moedas valiosas apenas em outros países. No Brasil, uma moeda de ouro do Imperador Dom Pedro I circulou em 1822.

Um exemplar dela acabou sobrevivendo até os dias atuais e foi arrematado por nada menos do que 1,17 milhão de reais em um leilão em Nova York.

Publicado em: 22/08/15 12h32