Curiosidades

As cinco maiores estrelas do universo

0

Não é novidade que o ser humano conhece apenas uma pequena parte do universo. Mesmo com descobertas cada vez maiores, o desconhecido ainda é predominante. No entanto, o planeta Terra torna-se pequeno perto dos diversos outros planetas conhecidos. E, em se tratando de estrelas, existem aquelas que se destacam pela imensidão que ocupam no universo. 

Ao se pensar em estrelas, intuitivamente pensa-se no Sol, já que esta é a estrela que fornece luz e calor ao planeta Terra. Contudo, existem aquelas que chegam a ser duas mil vezes maiores que o próprio Sol. É o caso das estrelas chamadas de hipergigantes.

Estrelas hipergigantes são consideradas muito raras, pelo menos no que se conhece do universo. Para se enquadrar nessa denominação, uma estrela deve possuir pelo menos 50 vezes a massa do Sol. Mas não para por aí. É necessário, também, que a estrela tenha a luminosidade acima de um milhão de vezes da encontrada no Sol. Acompanhe, a seguir, as cinco maiores estrelas já descobertas.

Stephenson 2-18

A Stephenson 2-18 é a maior estrela já registrada no universo. A estrela, que não é visível a olho nu, tem uma temperatura de 2926,85 ºC e é 2.158 vezes maior que o Sol. A hipergigante está localizada na constelação de Scutum, a 18.900 anos-luz da Terra.

As cinco maiores estrelas do universo

ArtStation

UY Scuti

A UY Scuti já foi considerada a maior estrela do universo, mas perdeu o posto após a catalogação da Stephenson 2-18. Ela também está localizada na constelação de Scutum e se encontra a 9.500 anos-luz da Terra.

Estima-se que o raio da estrela é equivalente a 1.780 raios solares. Isso significa que, se estivesse no centro do Sistema Solar, a UY Scuti ocuparia o espaço que vai do Sol até a região da órbita de Júpiter. Sem dúvidas, é um espaço significativo no universo.

Wikimedia Commons

NML Cygni

A terceira maior estrela já observada, denominada NML Cygni, possui cerca de 1.650 raios solares. Ela está localizada a 5.300 anos-luz da Terra e é uma das hipergigantes mais luminosas do universo.

O nome ‘NML’ é uma abreviação dos nomes dos três responsáveis pela descoberta da estrela: Gerry Neugebauer, D.M. Martz e Robert Leighton. Uma característica da NML Cygni é a presença de poeira ao seu redor. Isso pode ser observado também em outros astros, mas certamente é um ponto interessante da NML.

Outer Space Universe

WOH G64

A estrela WOH G64 está localizada na constelação chamada Grande Nuvem de Magalhães, a 160 mil anos-luz da Terra. Com cerca de 1.540 vezes o raio do Sol, a WOH G64 é classificada como uma estrela vermelha devido ao estágio de evolução estelar, ou seja, trata-se de uma estrela que já esgotou o suprimento de hidrogênio no núcleo.

Além disso, essa gigante vermelha recebe tal nomenclatura por ter um envelope externo mais baixo em temperatura do que aquela apresentada no núcleo. Por esse motivo, a estrela adquire tonalidades que ficam entre o laranja e o vermelho.

Intensities Universe

RW Cephei

A estrela RW Cephei, que também é uma hipergigante vermelha, possui raio estimado em 1.260 raios solares. Localizada na constelação de Cepheus, a RW Cephei ocupa o quinto lugar no ranking das maiores estrelas já descobertas.

A RW Cephei possui uma particularidade, que também pode ser encontrada em outras estrelas, ela é uma estrela variável. Ou seja, a luminosidade varia em determinadas escalas de tempo.

universo

Wikimedia Commons

Essas foram as coisas mais pesquisadas no Google em 2021

Artigo anterior

Piores epidemias do mundo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido