Vários asteroides já passaram perto do nosso planeta e viraram notícia. E os que irão passar também acabam virando notícia e às vezes até motivo de preocupação. Até o momento, acreditávamos que nenhum deles tinha colidido com o nosso planeta. Contudo, um asteroide colidiu com a Terra algumas horas antes de ter sido identificado.
O pequeno asteroide, chamado 2024 RW1, tinha aproximadamente um metro de diâmetro e entrou na atmosfera terrestre na quarta-feira dessa semana. Ele acabou se desintegrando em cima do Oceano Pacífico, perto da Ilha Luzon, nas Filipinas.
De acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA), esse foi o nono asteroide que foi avistado antes de colidir com a Terra. Essa detecção antes do impacto foi possível graças ao Catalina Sky Survey, um projeto financiado pela NASA com o objetivo de monitorar objetos perto do nosso planeta.
Asteroide colide com a Terra
Como vivemos na era da tecnologia, é lógico que existem registros desse asteroide. Nas fotos e vídeos do moradores das Filipinas é possível ver uma bola de fogo brilhante cruzando o céu. Além disso, a NASA também confirmou que vários sensores detectaram o impacto que aconteceu e, felizmente, não causou dano nenhum.
Por mais que esse asteroide que colidiu com a Terra não tenha causado danos, o ocorrido mostra os avanços feitos na detecção desses corpos celestes e a importância dos sistemas de monitoramento global.
Justamente por isso que a NASA e outras agências espaciais ao redor do mundo investem bastante em tecnologias e missões que identifiquem e, em algum caso, desviem os asteroides que representarem uma ameaça significativa para o nosso planeta.
Um exemplo disso foi a missão DART, da NASA, que provocou uma colisão de propósito com um asteroide em 2022. Ela foi um marco e mostrou a precisão de desviar objetos celestes.
E por mais que a capacidade de detectar e rastrear asteroides tenha aumentado com o passar do tempo, fazer essa detecção de objetos menores como o 2024 RW1 ainda é um desafio.
Fonte: Terra
Imagens: Terra