Curiosidades

Astrônomos detectaram vapor de água na lua de Júpiter pela primeira vez

0

Nosso sistema solar é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Em suma, ele fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

O nosso universo é uma imensa caixa de surpresas. Se acredita que não tenhamos descoberto um terço do que existe em toda essa imensidão, mesmo havendo diversas pessoas que dedicam suas vidas estudando sobre o tema. E novos segredos sempre são revelados.

Em suma, cientistas do mundo inteiro dedicam suas vidas para descobrirem coisas novas, principalmente sobre os planetas vizinhos. Por uma série de motivos, Júpiter está quase sempre na mira das pesquisas. Esse é o maior planeta de todo o nosso sistema solar, tanto em diâmetro quanto em massa. Além disso, é o quinto mais próximo da nossa estrela principal, o sol.

Júpiter

E existe um motivo para os astrônomos serem tão fascinados com Júpiter. Ele é o mais antigo dos planetas, e o quinto planeta do nosso sistema solar. Além  de ter uma massa 2,5 vezes maior que a de todos os outros planetas juntos.

O planeta, assim como Marte, sempre despertou a curiosidade dos pesquisadores. Tanto que, agora, eles descobriram evidências de vapor de água na atmosfera da lua de Júpiter, Ganimedes, pela primeira vez.

Ela é a maior lua do sistema solar e é coberta por uma crosta gelada. De acordo com o que acreditam os cientistas, a lua pode ter um oceano líquido 161 quilômetros  abaixo da sua superfície. Justamente esse oceano poderia hospedar vida alienígena aquática.

Vapor de água

Jupiter1, Fatos Desconhecidos

A NASA tinha anunciado que depois de examinar duas décadas de dados do telescópio Hubble, os pesquisadores descobriram evidências de vapor de água na atmosfera fina da lua de Júpiter.

No entanto, essa água provavelmente não vem do oceano subterrâneo. Ao invés disso, ela vem provavelmente do gelo vaporizado da superfície da lua. Embora ele não diga muito a respeito do potencial da lua abrigar vida alienígena, esse vapor de água contribuiu para a compreensão dos cientistas a respeito da atmosfera de Ganimedes.

“Até agora, apenas o oxigênio molecular foi observado. Isso se produz quando partículas carregadas erodem a superfície do gelo”, disse Lorenz Roth, do Royal Institute of Technology KTH em Estocolmo, na Suécia, que liderou a equipe que encontrou o vapor.

Esse protótipo de capacete magnético encolheu câncer cerebral agressivo

Matéria anterior

7 coisas que você não deve nunca pesquisar no Google

Próxima matéria

Você também pode gostar

Mais em Curiosidades

Comentários

Comentários não são permitidos