Curiosidades

Backup ilimitado do WhatsApp no Drive chegará ao fim em breve

0

O WhatsApp já é uma forma de se comunicar unânime no Brasil. O aplicativo foi criado em 2009, mas somente em 2012 que ele se tornou famoso e virou quase que obrigatório entre os brasileiros, tanto que é quase impossível se imaginar sem usá-lo.

Por conta disso, o aplicativo de mensagens foi mudando e se atualizando para suprir as necessidades dos usuários, fazendo com que o app ficasse o mais funcional e fácil para todos. Contudo, às vezes coisas que os usuários estavam acostumados desde sempre e pensavam que nunca mudariam podem acontecer.

Esse é o caso do backup ilimitado das conversas do WhatsApp no Google Drive. Ele está perto do seu fim. Como visto na atualização mais recente da versão Beta do mensageiro para Android, ela começou a mostrar um banner informando que nos próximos meses os arquivos de backup irão ocupar espaço de armazenamento na conta Google.

Backup ocupando espaço

Canaltech

Essa mudança já era esperada há algum tempo porque, tanto a Meta como o Google disseram que tinham a intenção de fazer essa mudança. Em novembro do ano passado, o WhatsApp começou a anunciar que esse fim do backup ilimitado iria acontecer em dezembro para a versão Beta, mas isso não aconteceu.

Hoje em dia, as conversas do WhatsApp no sistema Android são armazenadas no Google Drive sem ocupar espaço na conta. Contudo, com essa mudança no sistema de backup do mensageiro, irá ser preciso tomar um cuidado com o tamanho dos arquivos, principalmente com os vídeos que são encaminhados.

É importante lembrar que a versão grátis da conta Google dá ao usuário 15GB de espaço para que seus usuários usem os serviços da empresa, como o Gmail, Fotos e Drive.

Quando essa atualização chegar, os donos de Android podem assinar o Google One para que o espaço de armazenamento da sua conta seja aumentado. Os planos para isso começam por R$ 6,99 ao mês dando 100 GB de espaço.

Outra alternativa é desativar o backup das conversas do WhatsApp para que elas não ocupem espaço no Drive. No entanto, fazendo isso o usuário não vai mais conseguir restaurar o histórico do bate-papo da nuvem caso ele troque de celular ou faça um reset.

Ainda não existe uma data para que essa mudança chegue para todos os usuários do mensageiro. Com relação ao sistema iOS, o backup do WhatsApp já ocupa espaço no iCloud.

WhatsApp

Olhar digital

No caso dessa mudança do backup, os usuários nunca pediram ou esperavam. Contudo, existem outras que eles já pediam há tempos, como por exemplo, a possibilidade de usar duas contas no mesmo dispositivo. Agora, finalmente o mensageiro terá essa função tão aguardada.

Essa novidade irá chegar em breve e irá depender de um segundo número para que ela funcione. Isso mostra que o celular tem que ter entrada para dois chips para que as duas contas do WhatsApp possam ser acessadas.

O recurso vem para facilitar a vida das pessoas que têm uma conta pessoal e outra empresarial. Com ele, essas pessoas não irão precisar levar dois celulares para poder ter acesso às duas contas do mensageiro.

No entanto, é importante reforçar que para que isso funcione, o celular deve ter suporte para dois chips ou eSIM. Até porque, a conta do WhatsApp ainda depende do número para funcionar.

Com o novo recurso, cada uma das contas do WhatsApp irá ter as suas próprias configurações de privacidade e notificações. Isso quer dizer que a pessoa pode optar por receber alertas de notificações de uma e não da outra.

Assim que a função estiver disponível, basta acessar a opção “Configurações”, clicar na seta ao lado do nome do usuário e acessar a opção “Adicionar conta” para que ela seja ativada.

Já nas próximas semanas essa nova função irá ser liberada para Android como uma atualização do aplicativo. E ela vem seguindo uma função que foi lançada no começo desse ano que deu ao usuário a possibilidade de acessar uma conta em vários dispositivos.

Ainda em 2021, o WhatsApp começou a explorar esse uso de mais aparelhos ao mesmo tempo quando fez o lançamento da sincronização de uma conta em até quatro telefones.

Fonte: Canaltech, Olhar digital

Imagens: Canaltech, Olhar digital

iPhone dobrável pode chegar ainda em 2024

Artigo anterior

Lei Seca: é melhor soprar ou não o bafômetro?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido