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BMW lançará barco elétrico futurista e luxuoso

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Os navios estão presentes na história da humanidade há tempos. Mas isso não quer dizer que eles ficaram parados no tempo e não evoluíram com o passar dos anos e também aumentaram seu tamanho e tecnologia. Cada embarcação pode trazer alguma coisa nova para o mercado. Um exemplo disso é esse barco elétrico feito pela BMW em parceria com a Tyde, empresa fabricante de embarcações.

Juntas, essas empresas criaram o barco chamado Tyde. Esse modelo luxuoso terá sua estreia no 76º Festival de Cinema de Cannes, que começou no dia 16 e vai até 27 de maio. Até agora só existe um modelo dessa embarcação feito, mas as empresas garante que ele está pronto para ser produzido.

Barco

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Esse barco elétrico da BMW tem uma potência de 134 cavalos, o que faz com que seja possível navegar a 45 quilômetros por hora e chegar até 56. Além disso, ele é equipado com dois motores elétricos e seis baterias que lhe dão 240 quilowatts-hora. Com isso, a embarcação consegue fazer até 93 quilômetros entre uma recarga e outra.

Além dos dois motores elétricos e seis baterias do extinto BMW i3, o BMW Icon se locomove em hidrofólios, que fazem com que o barco seja levantado da água quando ele está em movimento. Isso é feito porque, segundo a empresa, dessa forma se diminui os requisitos de energia em até 80%.

O barco, assim como os BMW iX e XM, tem um som para seu sistema de acionamento criado por Hans Zimmer, compositor duas vezes vencedor do Oscar. Esse som sai dos alto-falantes com tecnologia Dolby Atmos.

Design

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Esse barco da BMW teve seu design feito pela BMW Designworks. Ele tem um formato quase triangular, que vai afunilando de uma traseira larga até um nariz mais pontudo. Ele tem 13,15 metros de comprimento, e 4,5 metros de largura na sua traseira. Além disso, a embarcação tem janelas dos dois lados, o que dá aos passageiros uma visão ampla.

Na traseira do barco tem portas de vidro que dão acesso a uma área de estar, onde também ficam os controles da embarcação. Tudo é monitorado pelo capitão através de uma tela sensível ao toque de 32 polegadas com resolução de 6K.

Contudo, os passageiros também conseguem controlar algumas funções em um sistema parecido ao iDrive da BMW. Mas comandos de voz também podem ser dados para conseguir informações sobre o alcance e boletins meteorológicos.

No barco ainda tem assentos giratórios de 360 ​​graus para que nenhuma vista seja perdida das janelas da embarcação. E também tem um sistema de infoentretenimento em um tablet que dá aos passageiros o controle do entretenimento do barco.

Inovação

Assim como esse barco da BMW, várias outras embarcações de luxo trazem novidades para os consumidores, como por exemplo, o iate feito pela empresa suíça AQUON.

A empresa parece ser bastante preocupada com a sustentabilidade, tanto que a sua mais nova criação, o AQUON One, é um iate luxuoso movido a energia solar, ou seja, ele não emite nenhum poluente, além de ter células de hidrogênio a bordo.

O grande diferencial dessa embarcação que consegue levar até 10 passageiros é ter um sistema exclusivo feito pela AQUON, que faz com que ela consiga navegar durante dias seguidos sem precisar parar. Isso acontece porque, diferente dos outros iates que usam energia gerada pelos painéis para conseguir “empurrar” os motores, o AQUON One tem células de hidrogênio nesse processo. Ou seja, mais uma fonte de energia limpa que pode ser usada para manter o iate em movimento.

O AQUON One tem 64 metros quadrados de painéis solares fotovoltaicos que são instalados no teto. Com isso, a energia que ele gera é usada para carregar baterias de ion-lítio. É esse conjunto de baterias que consegue armazenar a eletricidade que é usada na propulsão nos períodos curtos, como também para alimentar todas as acomodações do iate.

Como ele é sustentável, nada é jogado fora, especialmente a energia. A que sobra é usada para transformar a água do mar dessalinizada em gás hidrogênio. Depois, esse gás é comprimido e armazenado em tanques de carbono.

Além disso, as células de combustível também são capazes de converter o hidrogênio em eletricidade nos momentos em que existir uma demanda maior, seja precisando dar um impulso nos motores elétricos ou então para as acomodações e para o uso dos passageiros.

Esse iate consegue chegar a uma velocidade de aproximadamente 15 quilômetros por hora, sendo a máxima de quase 30 quilômetros por hora. As emissões que essa embarcação faz são de água pura e calor. Mesmo assim, elas também são reaproveitadas para dar água quente a bordo e conseguir manter as cabines aquecidas.

Como o AQUON One consegue criar seu combustível, o iate pode navegar durante três dias seguidos sem parar, conforme diz a empresa. Diferente do barco da BMW, um modelo desse iate já tinha sido vendido. Contudo, a empresa não revelou quanto ele custa.

Fonte: Olhar digital

Imagens: YouTube, Olhar digital

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