Curiosidades

Cachorro ajuda crianças em tratamento no Pará

0

O dia a dia no hospital não é fácil, ainda mais se você está internado há muito tempo e sofrendo com sua condição. Mas, quem diria que um amigão de quatro patas faria tão bem aos pacientes de um hospital no Pará? Aparentemente, um cachorro é capaz de alegrar o dia de crianças internadas com o simples abanar do rabo.

O projeto responsável por proporcionar esses momentos de felicidade começou no mês de agosto na unidade hospitalar, que é referência no Pará em diferentes complexidades clínicas com atendimento pelo Sistema Único de Saúde. A primeira visita do cachorro aconteceu na última semana.

De acordo com a coordenadora do Escritório de Experiência do Paciente, Roberta Kelly, a presença do cachorro é eficaz contra o estresse pela internação. “Com esse novo formato de terapia, a ideia é tirar essas crianças e seus acompanhantes do ambiente da internação e usar esse elemento terapêutico para diminuir sentimentos como medo, ansiedade e até quadros depressivos”, disse.

Já a estrela da vez é o Alecrim, integrante do Batalhão de Ação com Cães (BAC), da Polícia Militar. Assim sendo, ele foi treinado desde filhote para integração com crianças e idosos. Então, no hospital, ele obedece comandos em troca de petiscos entregues pelas crianças internadas.

Além disso, elas aproveitaram a oportunidade de fazer carinho no animal, que é uma mistura de golden retriever com border collie.

Patinha de cachorro com mão de paciente

Pró-Saúde/Divulgação

Como um cachorro pode melhorar a sua saúde

Milhões de pessoas ao redor do mundo possuem cachorros em casa e consideram os animais como integrantes da família. Amamos os momentos em que brincamos e fazemos e recebemos carinho. Mas, poucas pessoas sabem o quanto esse animal faz bem para a nossa saúde, algo defendido pela comunidade científica há alguns anos.

Assim sendo, estudos mostram que os cães reduzem o estresse, a ansiedade e a depressão; aliviam a solidão; incentivam o exercício e melhoram sua saúde geral. Por exemplo, pessoas com cães tendem a ter pressão arterial mais baixa e são menos propensas a desenvolver doenças cardíacas.

Além disso, já foi demonstrado que apenas brincar com um cachorro aumenta os níveis das substâncias químicas cerebrais do bem-estar, oxitocina e dopamina. Logo, cria-se sentimentos positivos e vínculos para a pessoa e seu animal de estimação.

Dia difícil no trabalho

Animais de estimação podem reduzir o estresse relacionado ao trabalho. Dois em cada três funcionários dizem que o trabalho os estressa e 40% dizem que seu trabalho atrapalha sua saúde. Dessa forma, estudos mostram que animais de estimação no local de trabalho ajudam a reduzir o estresse e a melhorar a satisfação dos funcionários.

Além disso, animais de estimação podem ajudar a aumentar a produtividade, onde quer que você trabalhe. Quando um cachorro se junta a uma reunião virtual, os membros do grupo classificam seus companheiros de equipe com mais confiança, coesão da equipe e camaradagem, segundo pesquisas.

Saúde mental

A acadêmica e psicóloga June McNicholas ressalta que os animais de estimação podem ser uma salvação para pessoas socialmente isoladas.

“Os cuidados com os animais de estimação e o autocuidado estão ligados. Quando você leva um cachorro para passear, as pessoas conversam com você e esse pode ser o único contato social que uma pessoa isolada tem o dia inteiro. Se você tem um gato, pode conversar em pé no corredor de comida de gato do supermercado, decidindo qual marca comprar.”

“Quando os donos de animais de estimação saem de casa para comprar ração, eles são mais propensos a comprar comida para si mesmos e quando alimentam seu animal de estimação, eles também se sentam para comer.”

“As pessoas com deficiência muitas vezes acham que as pessoas fisicamente aptas são socialmente desajeitadas com elas; se eles têm um cachorro, quebra barreiras e permite uma interação mais confortável e natural.”

Fonte: G1

Brasil é o país com maior número de superdotados da América do Sul

Artigo anterior

Sorveteria renomada cria sabores com infusão de maconha

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido