Curiosidades

Brasil é o país com maior número de superdotados da América do Sul

0

Uma das coisas que se pode considerar como inteligência é a capacidade de absorver um conhecimento e conseguir aplicá-lo ao seu dia a dia. Ou seja, essa é a habilidade de entender uma informação nova e de responder a ela de uma forma consciente e criativa. Mas existem aquelas pessoas que são mais do que simplesmente inteligentes, são os chamados superdotados.

Por mais que quando pensamos em superdotados imaginamos que existem poucos no mundo, a realidade não é bem assim. O Brasil, por exemplo, está na trigésima posição no ranking mundial de superdotados, mas é o líder na América do Sul. O primeiro lugar do ranking é dos Estados Unidos, tendo 52 mil pessoas com QI elevado, seguido pelo Reino Unido, com 19 mil, e pela Alemanha, com 16 mil.

Atualmente são 2.090 os membros da Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas superinteligentes ou com altas capacidades intelectuais no país. Ela também é a representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo, reunindo 150 mil membros. Essa marca foi criada para demonstrar a mesa-redonda da organização que visa a união de iguais.

Superdotados

iBahia

Segundo o mapeamento feito pela Mensa Brasil, São Paulo lidera o número de pessoas indicadas como superdotadas no Brasil, com 984 pessoas superinteligentes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 229 pessoas, Distrito Federal, com 135, Paraná, com 134, e Rio Grande do Sul, com 94.

Em julho, a Mensa Brasil completou 20 anos de existência. A organização reúne as pessoas com altas capacidades intelectuais. O único requisito para fazer parte da organização é ter um QI acima de 98% da população geral. Isso é comprovado por um teste referendado de inteligência.

Os principais objetivos da organização são identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados.

Testes

Estado de Minas

De acordo com Carlos Eduardo Fonseca, vice-presidente da Associação Mensa Brasil, a entidade busca identificar os brasileiros com QI alto através de testes periódicos que foram introduzidos no país pela própria entidade.

Se alguém quiser saber se tem um QI elevado, tem que procurar um psicólogo com formação nessa área. São apenas os profissionais com registro nos conselhos de psicologia que podem aplicar uma série de testes que medem o QI e mensuram a inteligência da pessoa.

“Quando uma pessoa se submete à testagem de QI e alcança resultado entre 115 e 129, ela está acima da média. Superdotado, de 130 a 144 pontos e, gênio, acima de 144 pontos”, explicou a neuropsicóloga Leninha Wargas.

Ainda de acordo com Fonseca, esses testes têm valores bem altos que podem passar dos mil reais, mas como a Mensa Brasil os trouxe para o país, ela conseguiu baratear o custo para 98 reais. Esse é o valor do teste para pessoas com 16 e 17 anos. Esses testes são feitos a cada dois meses.

Quando a organização identifica um superdotado, ela busca trazê-lo para um ambiente social e intelectual estimulante. A instituição já admitiu 163 brasileiros com QI muito acima da média antes de eles completarem 18 anos.

De acordo com o levantamento da organização, a primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha nove anos. Em setembro de 2011, entrou um membro de sete anos de idade. E desde maio desse ano até o momento, a Mensa Brasil já ganhou 79 membros menores de idade. O mais novo tem quatro anos.

De todos os superdotados identificados pela Mensa Brasil no nosso país, 70% tem entre 19 e 36 anos. Pessoas entre 13 e 18 anos correspondem a 10%, assim como os que tem entre 37 e 45 anos. E somente 5% tem mais de 45 anos. O membro mais idoso foi identificado aos 72 anos.

Para aumentar a capacidade de descobrir superdotados no país, a Mensa Brasil tem feito rodadas de testes em várias cidades brasileiras de forma periódica. O último teste foi feito no dia 30 de julho, em 13 cidades de nove estados diferentes, de maneira simultânea. A próxima rodada de testes está prevista para o fim de setembro.

Fonte: UOL

Imagens: iBahia, Estado de Minas 

Saiba tudo o que um bom banho pode fazer por você

Artigo anterior

Cachorro ajuda crianças em tratamento no Pará

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido