Curiosidades

Cães são clonados a partir de células editadas, pela primeira vez

0

A clonagem e os animais clonados sempre foram um assunto muito debatido e pouco entendido pela maioria das pessoas. Ela consiste na reprodução de cópias genéticas. Através deste processo, são gerados indivíduos geneticamente iguais a partir de uma célula-mãe. Agora, dois cães beagle nasceram na Coreia do Sul a partir de células da pele clonadas e alteradas através de uma técnica de edição genética chamada CRISPR.

Essa foi a primeira vez que os cientistas fizeram isso. O resultado desses animais clonados foram publicados na revista “BMC Biotechnology”. A ideia é que essa edição genética consiga eliminar várias condições que afetam a saúde canina. Isso porque, vários cachorros de raça têm mutações genéticas que causam doenças.

Clonados

Superinteressante

A empresa responsável por esse feito é a ToolGen, uma empresa de biotecnologia. Nesse experimento, a pesquisadora Okjae Koo e sua equipe começaram editando células da pele para reprimir a expressão de um gene chamado DJ-1.

Eles fizeram isso porque as mutações nesse gene estão relacionadas com doenças como o Parkinson. Então, de acordo com os pesquisadores, estudar cachorros com essa condição genética pode ajudar a desenvolver tratamentos.

Além disso, os pesquisadores também adicionaram um gene responsável pela produção de proteína verde fluorescente chamada GFP. Eles fizeram isso para que conseguissem detectar, de forma fácil, quais células foram editadas com sucesso. Contudo, eles não pretendem fazer esse mesmo teste nos estudos futuros.

Com isso feito, as células editadas foram inseridas em óvulos que tinham tido o DNA removido. Então, os embriões que resultaram dessa junção foram implantados em seis cadelas. Dos 68 embriões, dois cachorros nasceram.

Cachorros

Superinteressante

Esses cachorros clonados estão hoje com 22 meses de vida e estão saudáveis, mesmo tendo duas características incomuns. Esses animais têm mais massa muscular do que o normal e brilham na luz ultravioleta.

Por mais que essa seja a primeira vez que cães são clonados a partir de células editadas, a edição genética em cachorros não é uma coisa nova. Em 2015, os pesquisadores dos Institutos de Biomédica e Saúde de Guangzhou disseram que tinham criado os primeiros cães a partir da técnica CRISPR.

Contudo, nessa época, a edição aconteceu em óvulos fertilizados, não em células clonadas. Espera-se que essa segunda abordagem seja mais eficiente nos resultados.

Clonagem

The economic times

A clonagem é bastante utilizada na propagação de espécies de plantas, bactérias e protozoários. O primeiro clone animal surgiu no final do século 19. O alemão Hans Driesch chacoalhou um embrião de ouriço-do-mar com duas células em um béquer contendo água do mar. Ele continuou fazendo o processo até que as duas células se separassem. O resultado? Dois ouriços-do-mar foram originados.

Os avanços nos estudos da clonagem começaram em 1952, quando cientistas da Filadélfia clonaram um sapo. Eles removeram o núcleo do embrião do animal e o inseriram em um óvulo. Alguns casos de clonagens são mais conhecidos, como o da ovelha Dolly. Mas isso não quer dizer que poucos animais foram clonados. Existem vários casos.

Exemplo disso é o primeiro rato clonado, que se chamava Cumulina. Ela recebeu esse nome devido ao método de clonagem usado. O animal nasceu no dia 3 de outubro de 1997 e faleceu de morte natural no dia 5 de maio de 2000. Cumulina teve duas ninhadas e não sofreu nenhum efeito após sua clonagem. Quando ela tinha 23 meses, desenvolveu um tumor de pele de tipo comum, o qual foi removido com sucesso. Cumulina se manteve saudável e ativa até o dia de sua morte.

Em 1998, duas vacas chamadas Noto e Kaga foram clonadas. Elas nasceram quando alguns pesquisadores pegaram células de uma vaca adulta e as colocaram em óvulos não fertilizados, os quais não tiveram seus núcleos removidos. Os embriões, artificialmente cultivados, foram então colocados no ventre das vacas.

O nascimento de Noto e Kaga foi muito importante, visto que foi possível concluir que outros animais poderiam ser clonados, não apenas ovelhas. Quando animais adultos são clonados, é possível reproduzir outros com características específicas, como produção maior de leite, por exemplo.

Fonte: Superinteressante

Imagens: Superinteressante, The economic times

Robô de xadrez quebra dedo de menino de 7 anos durante partida

Artigo anterior

Ovnis? Saiba o que são as aparições no céu de Santa Catarina

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido