Canadense desenvolve creme que remove tatuagens sem dor ou cicatrizes

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      18/02/15 às 17h36

Muitas pessoas do mundo todo tem tatuagens em diferentes parte do corpo. Existem aqueles que adoram suas tatuagens e que não tem o menor desejo de remove-las. Também existem o caso de pessoas que desejam remover suas tatuagens. Os motivos são os mais variados: um desenho mal feito, por não gostar mais da pintura, ou até mesmo, tirar o nome do amado.

Existem alguns processos de remoção dos desenhos com laser, cirurgia ou técnicas como peeling químico. Esses métedos além de serem caros, são dolorosos e na maioria das vezes podem deixar sequelas na pele. Essa história pode mudar drasticamente caso o estudante canadense Alex Falkenham consiga colocar o seu creme removedor de tatuagens no mercado.

Falkenham tem 27 anos e faz doutorado Universidade de Dalhousie no Canadá. Ele é o criador de um creme milagroso que caso seja inserido no mercado, irá brilhar os olhos de muita gente que adoraria tirar uma tatuagem sem precisar gastar tanto e sofrer com a dor. Os testes com o creme estão sendo feitos em porcos tatuados e por enquanto não estão fazendo os testes os testes em humanos. Ou seja, não tem uma estimativa exata de quando será disponibilizado no mercado.

Como Funciona

26

Durante o processo de criação da tatuagem a tinta é injetada para dentro da pele e seu corpo encara a tinta como um elemento intruso. Por isso os "macrófagos" se movimentam para a área da pele onde está sendo realizado o desenho e começam a transportar a tinta para os nódulos linfáticos do corpo. Mas alguns desses macrófagos são preenchidos com tinta e ficam embutido na pele. Isso é o que faz com que a tatuagem fique visível sob a pele.

O creme do Falkenham faz com que se estimulem os "macrófagos" a continuar transportando para os nódulos linfáticos a parte localizada com tinta. Com isso o processo de eliminação da tatuagem volta ao seu ritmo normal e permanece enquanto você utilizar o creme.

Não existe dor

27

Falkenham garante que esse produto não deixará cicatrizes, inflamações ou dores no processo de remoção da tatuagem. Além de que Falkenham afirma que será muito mais seguro do que a remoção feita por laser. O custo de aplicação do creme será bem inferior ao de uma remoção via laser (Uma área de 10 centímetros custará cerca de U$4,50 por tratamento).

Infelizmente a pesquisa de Falkenham não está completa, então ele não tem uma data para que esse produto seja disponibilizado no mercado. Apesar disso, ele garante que o produto irá funcionar muito bem, principalmente em tatuagens com dois anos ou mais.

 

Rafael Miranda
Jornalista viciado em memes e amante da cultura pop.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+