Curiosidades

Características que te fazem um ser humano único

0

A maioria das pessoas conhece a Teoria da Evolução de Darwin e como nós nos desenvolvemos de primatas antigos. Assim, por mais que o ser humano como conhecemos hoje tenha vindo de um ancestral comum, isso não quer dizer que todos nós sejamos iguais. Cada um de nós tem suas próprias características.

São essas características que fazem com que você seja uma pessoa única e diferente de todas as outras no planeta. Mostramos aqui algumas dessas características exclusivas que te difere dos outros.

1 – DNA

Nebula

Dentre as características exclusivas de cada um está o DNA. O ácido desoxirribonucleico, ou DNA, é o grande elemento que une as várias pontas da existência, desde o mundo animal ao vegetal, valendo para todo o planeta Terra. Ademais, é de conhecimento de todos que o DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Além disso, ele transmite as características hereditárias de cada ser vivo. Resumindo, o DNA é a matéria que nos torna o que somos.

A sequência do DNA humano é formada por um código de quatro letras com milhões de combinações entre elas. Justamente por isso que as chances de alguma pessoa ter o mesmo DNA que o seu são zero.

2 – Impressão digital

UOL

Outra característica que faz com que cada ser humano seja único são as impressões digitais. O DNA tem uma grande influência nelas, como por exemplo, em seu tamanho e formato. Entretanto, a formação da impressão digital também é influenciada por alguns fatores quando a pessoa ainda está na barriga da sua mãe, como por exemplo, a pressão do útero.

Por conta disso que cada pessoa nasce com um desenho de impressão digital que não se repete. Até mesmo em gêmeos idênticos a impressão digital é diferente.

3 – Íris

Zoom

Todo mundo já ouviu falar que os olhos são a janela da alma. Pode ser que seja verdade. E além disso, eles também são uma das características que fazem com que cada ser humano seja único.

A íris, parte que dá a cor aos olhos, é exclusiva em cada pessoa. Embora a cor e a aparência dos olhos sejam herdados dos pais, a íris tem uma estrutura cheia de músculos, tendões, vasos sanguíneos e células pigmentadas. Quando colocada no microscópio, é possível ver todas essas variações.

Justamente por a íris ser exclusiva de cada pessoa, assim como a impressão digital, países como Estados Unidos e Canadá aceitam uma foto digital dela como uma prova de identidade.

4 – Voz

Wittel

Quando falamos no telefone com alguém, conseguimos saber quem é a pessoa apenas pela sua voz. Isso acontece porque cada pessoa tem diferenças no formato da região que vai da laringe ao nariz. Isso faz com que a voz de cada um seja uma característica própria.

Além disso, cada pessoa tem várias características de comportamento que influenciam o jeito de falar. Tudo isso combinado faz com que a voz seja uma exclusividade de cada um.

5 – Arcada dentária

Mercado livre

A arcada dentária é formada pelos ossos dos maxilares e dentes. Cada pessoa tem a sua própria com o tamanho e formato diferentes. Em alguns casos, ela pode ser uma restauração feita por um dentista.

Por ser uma característica exclusiva de cada pessoa, em caso de tragédias onde não sobrou nenhum osso, ou amostra de DNA para conseguir identificar quem era a pessoa, os peritos examinam a arcada dentária para conseguir determinar quem era a pessoa.

6 – Língua

Sorridents

Muita gente pode não saber disso, mas entre as características que nos fazem únicos está a língua. Ela tem um desenho único formado por impressões feitas pelas papilas gustativas.

Por conta disso vemos que, enquanto algumas línguas são lisinhas, outras têm umas fissuras mais profundas. Tudo isso vai depender das condições de alimentação da pessoa e do pH da região.

Fonte: UOL

Imagens: Nebula, UOL, Zoom, Wittel, Mercado livre, Sorridents 

Após 5 meses longe da mídia, rainha Elizabeth II homenageia Philip

Previous article

Ocitocina: o hormônio do amor

Next article

Comments

Comments are closed.