Pode ser que você se ache extremamente especial, ainda mais se você ouviu isso da sua mãe. De certa forma, você é único se considerar todo o conjunto de características que te compõem, mas a verdade é que essas características são muito comuns. Ou então, você realmente talvez seja especial e possua alguma das características mais raras do mundo. Vamos descobrir!
Dorminhoco
Você é uma daquelas pessoas que dormem por 8 horas, exatamente como os médicos recomendam, e mesmo assim acorda cansado? Muita gente é assim, mas algumas poucas pessoas conseguem dormir cerca de 6 horas ou até menos e acordar preparados para o dia. Se for o seu caso, se considere sortudo! Isso se chama síndrome do sono curto e parece que isso não é ruim para o organismo. Na verdade, cientistas não encontraram efeitos colaterais para quem tem essa síndrome.
Cabelo perfeito
Quando você acorda, seu cabelo provavelmente está uma bagunça, mas ao tomar banho e penteá-lo, isso passa. Pelo menos isso é o esperado. Se seu cabelo nunca pode ser ajeitado e é dificilmente penteado, então você pode ter síndrome do cabelo impenteável. Estima-se que só 100 pessoas foram diagnosticadas com essa síndrome, que afeta os folículos do cabelo, mudando a textura e até a coloração dos fios.
Essa anomalia normalmente é registrada em crianças, sendo percebida geralmente quando fios loiros e com estrutura diferente aparecem, mesmo se a criança tiver fios castanhos. Fruto de uma mutação dos genes que controlam o cabelo, a síndrome faz o cabelo nascer em todas as direções, mais finos, loiros e bem secos.
Dedo a mais
Se você nasceu com um dedo a mais, pode se considerar especial! Cerca de uma em cada 100 pessoas nasceram com 6 dedos em cada mão. Na maioria dos casos, os dedos a mais são considerados inúteis e são retirados, mas pesquisas mostram que aqueles que ficaram com os seis dígitos conseguem fazer várias coisas cotidianas com apenas uma mão, como amarrar os sapatos ou jogar videogames.
Ainda sobre as mãos, já percebeu que o polegar possui só uma dobra, no meio, diferente dos outros dedos que possuem duas dobras? Pode ser que nunca tenha percebido porque seu polegar é trifalângico. Cerca de uma a cada 25 mil pessoas nascem com esses polegares com três ossos ao invés dos dois comuns, o que deixa as mãos levemente estranhas. Quando isso aparece com um dedo a mais, o que não é impossível, a pessoa realmente tem uma mão especial que facilita bastante coisa, como tocar um violão, por exemplo.
Ossos super fortes
Imagine cair acidentalmente do décimo andar e levantar com dores, cortes e roxos, mas nenhum osso quebrado. Isso sim é sorte! Essa anomalia genética foi descoberta em 1994 e ela deixa os ossos cerca de 8 vezes mais densos que o normal. Teve até um caso de um homem que se envolveu em um acidente de carro grave, mas sobreviveu e sem um único osso quebrado! O incrível é que a anomalia parece ser hereditárioa, então ele poderia passar esse superpoder aos filhos.
Cada olho de uma cor
A próxima raridade não te dá superpoderes, mas é muito interessante. A heterocromia é quando os olhos são de duas cores diferentes. Por exemplo, uma íris pode ser castanho claro e a outra pode ser verde. Isso está relacionado aos níveis de melanina no corpo, um pigmento que afeta a cor do cabelo, da pele e dos olhos. Também existe a heterocromia parcial, em que só uma parte do olho é de outra cor. Não é comum, mas pode ser visto mais em cachorros, como no husky, que tem uma predisposição genética para ter essa característica.
Nossos olhos são capazes de enxergar milhões de cores e tons por conta de três tipos de cones que estão neles. Cada tipo é responsável por ver vários tons de cada cor primária de luz, diferente daquelas estabelecidas na escolinha: vermelho, verde e azul. Porém, existem pessoas com mais um cone, chamadas de tetracromatas. Elas conseguem ver milhões de mais tons e cores a mais que nós e conseguem distinguir duas cores que parecem idênticas para nós. Imagine que mundo colorido!
Sem colesterol alto
Você já deve ter ouvido que o colesterol é um grande mal que vem afetando pessoas no mundo todo, causando problemas de saúde graves. Por sorte, existem pessoas que são imunes a isso. Elas possuem genes que impedem que o colesterol acumule no organismo, então podem evitar o excesso. No entanto, colesterol baixo também pode ser um problema para eles.