Curiosidades

Carro voador é salvo por paraquedas em teste de queda

0

O desejo de um carro voador sempre permeou a sociedade. Alcançar esse sonho se provou não ser tão fácil, mas mesmo assim, empresas não desistiram de fazê-lo virar uma realidade. E ao que tudo indica, esse futuro já é uma coisa do presente. Isso porque, nos Estados Unidos, os entusiastas de aviação já podem comprar seu próprio carro voador.

Contudo, mesmo a tecnologia tendo avançado ao ponto de um carro voador já ser uma realidade, isso não quer dizer que ele está livre de falhas. Mas se ele está no ar, o que acontece quando o veículo tem algum problema?

Com isso em mente, a AeroHT, uma empresa da gigante automotiva Xpeng, resolveu fazer um teste prático. Para isso, ela usou o seu novo sistema de paraquedas balísticos. Essa novidade da marca promete um pouso suave, mesmo no caso de algum problema grave no sistema de propulsão do carro voador.

Para entender melhor, o paraquedas balístico foi projetado para ser compacto e leve e poder ser armazenado em compartimentos pequenos. Ele é composto por foguete, alavanca de ativação, tiras de kevlar, painel de saída e o paraquedas em si.

Teste de salvamento

Para o teste, a AeroHT divulgou um vídeo em que é possível ver o sistema de segurança da empresa funcionando em um protótipo de carro voador, o eVTOL X2. No teste, aproximadamente um segundo e meio depois que é acionado o paraquedas já começa a capturar ar.

Com isso, ele acaba desacelerando a queda do veículo, de 50 metros, para ter uma velocidade constante de aproximadamente 19 quilômetros por hora até que o carro voador chegue ao chão.

De acordo com a empresa, mesmo com movimentos bruscos, o pouso de emergência não ocasionou nenhum dano no veículo.

E para se ter um comparativo, de acordo com cálculos do NewAtlas, sem esse paraquedas, o carro voador iria atingir o solo a uma velocidade de 113 quilômetros por hora, o que mostra que esse sistema da AeroHT realmente previne catástrofes com esse tipo de veículo.

Carro voador

Como dito, pessoas dos EUA já podem comprar seu próprio carro voador. Esse veículo do futuro se chama Lilium Jet e é feito com uma tecnologia de ponta, além de ter um ótimo desempenho e luxo. E claro que por conta disso tudo o preço desse carro voador não é um valor camarada.

A possibilidade de compra desse tipo de veículo foi confirmada na quarta-feira dessa semana e, logicamente, é vista como um marco e um ponto de virada para esse setor. Até porque, o mercado norte-americano é considerado o maior em aviação privada do mundo.

Esse “carro voador” é na realidade uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) feita pela Lilium, uma startup de aviação alemã. A cabine do veículo pode ser configurada para caber até seis pessoas, além do piloto. Mas uma configuração sem nenhum assento também pode ser feita para que cargas sejam transportadas.

carro voador pode chegar a uma velocidade máxima de 280 quilômetros por hora, tendo uma autonomia estimada de 250 quilômetros por cada carga. Para isso foram desenvolvidas baterias de alta densidade específicas para esse veículo. Quem as desenvolveu foi a também alemã Customcells.

E ao contrário da maior parte dos carros voadores atuais, o Lilium Jet adapta a tecnologia de motores a jato, que é usada na maior parte dos aviões comerciais, para o veículo através de um sistema de rotor/estator de estágio único movido por um motor elétrico.

Esse sistema é pioneiro e, de acordo com a empresa, ele tem um desempenho excepcional. Além disso, seus níveis de ruídos são diminuídos e ele é capaz de levar uma carga útil maior do que os outros modelos.

Como dito, todo esse luxo e desempenho oferecidos fazem com que o preço desse carro voador não seja dos mais atrativos. Tanto é que, quem quiser ter um deles em casa terá que desembolsar entre sete e 10 milhões de dólares, equivalente a 50 milhões de reais.

Quem irá revender o Lilium Jet é a EMCJET, uma empresa de corretagem e gerenciamento de aeronaves do Texas. Até 2030, essas revendas serão feitas somente para vendas privadas.

Até o momento, esse carro voador está disponível em Austin, Houston, Dallas e San Antonio, mas tem a promessa de que ele estará disponível em todo os Estados Unidos.

Fonte: Olhar digital

Imagens: YouTube

Máximo solar chega mais cedo e pode durar mais do que o previsto

Previous article

Grand Theft Auto: qual o melhor jogo da franquia? Veja ranking

Next article

Comments

Comments are closed.