Curiosidades

X3, o protótipo do carro voador da XPeng

0

O desejo de um carro voador sempre permeou a sociedade. Alcançar esse sonho se provou não ser tão fácil assim, mas mesmo assim empresas não desistiram de fazê-lo virar uma realidade. Um exemplo disso é a divisão AeroHT da montadora chinesa Xpeng. Eles revelaram seu novo design atualizado do seu carro voador.

A novidade mostrada pela empresa foi um carro com hastes fixadas na tampa com parafusos. Ele é uma espécie de carro octacopter que tem sua decolagem e pouso de forma vertical. Além desse novo design, a Xpeng também mostrou um protótipo funcional, que é diferente do modelo mostrado, e que já é capaz de voar.

Originalmente, o projeto desse carro voador era bem mais futurista e bem mais perigoso. Isso porque ele usava somente dois rotores elétricos com lâminas de grande diâmetro. Além disso, essas hastes móveis tinham que estar escondidas no “modo carro” na parte traseira do veículo.

Novo modelo

Avalanche notícias

Contudo, a empresa percebeu que essa não era a melhor forma e mudou o seu conceito. Eles passaram a usar oito hélices ao mesmo tempo para dar ao carro voador mais estabilidade no ar, mesmo que aconteça algum incidente.

Por conta dessas mudanças, o novo modelo é mais volumoso e se parece mais com um carro esportivo elétrico regular com uma superestrutura meio estranha. Entretanto, o conceito básico não mudou. Ou seja, a Xpeng quer que seu carro consiga andar normalmente na estrada e decolar no ar acima dos engarrafamentos.

Mas nem tudo é tão simples. Essas aeronaves elétricas têm um problema, as baterias de lítio são pesadas e os multicópteros exigem rotação constante dos rotores para que ele continue no ar. Por conta desses fatores é bem difícil criar um modelo que seja eficiente.

Para se ter uma ideia da dificuldade, os veículos elétricos que são aprovados para vias públicas são pesados, e exigem testes de colisão para certificação, precisam de unidades de energia separadas para condução nas estradas, suspensão, baterias pesadas e outros componentes.

Carro voador

Esse novo modelo de carro voador foi chamado de X3. Ele pesa 1.936 kg e tem uma aparência bem estranha. No vídeo publicado é possível ver que o veículo conseguiu sair da garagem e voar por um pouco de tempo e também fez um pouso bem sucedido.

Segundo a AeroHT, durante os testes, a estabilidade do veículo também foi verificada caso um dos rotores falhasse. Até o momento não existem informações a respeito da reserva de marcha.

Ainda segundo a empresa, o carro voador tem potência, velocidade e dimensões comparáveis aos veículos elétricos tradicionais. E o controle no ar será feito principalmente com a ajuda do volante e da alavanca de câmbio.

O ponto principal é que os testes com o X3 foram feitos no mundo real e não foram uma simulação de computador. Isso pode indicar que o carro voador pode receber permissão para circular em vias públicas já nos próximos anos. E como ele está sendo desenvolvido como um transporte aéreo pessoal, e não um táxi aéreo, os requisitos são bem mais suaves.

Teste

Essa mesma empresa fez um teste em outubro com o seu carro voador chamado X2. O teste foi feito em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em preparação para lançar o carro voador em vários países.

O X2, como é chamado, é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Ele tem espaço para levar dois passageiros e é impulsionado por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo.

Segundo a fabricante, essa aeronave pode chegar a 130 quilômetros por hora e tem uma autonomia de 35 minutos. Além disso, a empresa também disse que o eVTOL pesa 560 quilos quando está vazio e consegue decolar com um peso total de até 760 quilos.

Esse carro voador da XPeng AeroHT tem quatro baterias independentes, isso faz com que ele consiga pousar em segurança mesmo se alguma dessas baterias falhar. O veículo foi projetado para acionar um paraquedas no caso de uma emergência, e também manter contato com um centro de comando durante a viagem.

O teste de voo feito por ele foi sem tripulação e durou 90 minutos. O fabricante do X2 descreveu como uma “base importante para a próxima geração de carros voadores.”

“Estamos indo passo a passo para o mercado internacional. Selecionamos primeiro Dubai porque é a cidade mais inovadora do mundo”, disse Minguan Qiu, gerente geral da XPeng AeroHT.

Fonte: Avalanche notícias,

Imagens: YouTube

Tênis motorizados já são uma realidade

Artigo anterior

Especialistas elegem as camisas mais bonitas de todas as Copas

Próximo artigo