Curiosidades

Casal britânico encontra tesouro do século 17 durante reforma na cozinha

0

A maioria das pessoas já brincou de caça ao tesouro quando era criança. Sair procurando pistas para, no final, encontrar uma recompensa é bastante emocionante. E por mais que as pessoas deixem a brincadeira de lado quando crescem, a vontade de encontrar um tesouro ainda permanece em quase todo mundo.

Infelizmente, não existem mapas do tesouro com um “X” marcado no local exato onde a descoberta estará. Mas isso não impede que pessoas os encontrem e, muita das vezes, por acaso.

Esse foi o caso desse casal britânico que encontrou um tesouro em sua casa datado do século XVII. Dentre as descobertas estão mil moedas de prata e ouro que é acreditado que tenham sido escondidas na residência no período da Guerra Civil Inglesa, de durou de 1642 a 1646.

Tesouro

Galileu

De acordo com a casa de leilão Duke’s, os objetos encontrados pelo casal foram em leilão por mais de 60,7 mil libras esterlinas, cerca de 391,6 mil reais, no dia 23 de abril.

Eles fizeram a descoberta enquanto estavam reformando a cozinha da sua casa no condado de Dorset. Ainda conforme a casa de leilão, o dono da casa encontrou as moedas enquanto ele estava escavando com uma picareta no fim de uma noite em outubro de 2023.

“O imóvel foi adquirido pelos atuais proprietários em 2019 e estes iniciaram um extenso projeto de renovação. O moderno piso de concreto foi removido e o piso escavado em quase 60 centímetros para proporcionar maior altura ao andar de baixo da propriedade. Em algumas áreas havia lajes antigas sob o concreto, mas a área onde as moedas foram encontradas era de terra nua”, disse a Duke’s.

Quando eles retiraram o tesouro do solo, o casal viu uma tigela de cerâmica esmaltada cheia de moedas. A tigela estava quebrada e não é sabido se isso aconteceu por conta da reforma ou se ela já estava assim antes de ter sido descoberta.

Identificação

Galileu

Depois de encontradas, as moedas foram limpas e identificadas pelo Museu Britânico. De acordo com o museu, elas devem ter sido colocadas na propriedade de uma vez só em algum ponto entre 1642 e 1644. O conjunto tinha moedas variando entre seis centavos de libras esterlinas a uma moeda de ouro equivalente a uma libra.

As moedas tem os rostos dos monarcas que governaram sucessivamente de 1547 a 1649. Como por exemplo, Eduardo VI, Maria e seu marido Filipe; Elizabeth I; Jaime I; e Carlos I.

No fim da Guerra Civil Inglesa, o rei Carlos I foi executado e uma república inglesa foi estabelecida. “Se você fosse um monarquista ou suspeito de ser monarquista, poderia ter suas propriedades sequestradas (apreendidas) pelo lado parlamentar e vice-versa”, explicou Waseem Ahmed, um estudante de doutorado em história da Universidade College London.

Justamente por isso que não é de se surpreender que as pessoas escondessem seu dinheiro naquela época. “Se não tivéssemos rebaixado o piso, elas [as moedas] ainda estariam escondidas lá.Presumo que a pessoa pretendia recuperá-las, mas nunca teve a chance”, disse Betty Fooks, a proprietária da casa.

Descoberta

Encontrar coisas inesperadas em casa pode não ser uma coisa tão incomum assim como as pessoas costumam pensar. Claro que nem tudo encontrado é um tesouro, mas isso não quer dizer que deixa de ser interessante.

Um exemplo disso foi esse casal de New Jersey, nos Estados Unidos, que encontrou inúmeras garrafas de rum dentro da parede da casa deles. O casal Cathy e Roy Aukamp descobriu essas garrafas quando eles quebraram uma parede da casa onde moram e com isso uma “enchente” de garrafas apareceu de repente.

“Compramos uma casa e imediatamente sofremos uma grande inundação, grande tempestade de chuva e mais água do que o solo poderia conter. Isso é o que encontramos nas paredes do porão acabado, ao remover o gesso em ruínas”, explicou Cathy no post em seu Instagram.

No vídeo é possível ver Roy tirando as garrafas de um buraco na parede. Nesse momento, a mulher faz uma brincadeira e pergunta para seu marido: “Com sede? Já são cinco horas da tarde em algum lugar”. É possível ver no rosto de Roy o quão incrédulo ele está com a quantidade de garrafas na parede de casa.

Como o registro do casal se tornou viral, Cathy contou em outro post que o antigo dono da casa viu o vídeo e conversou com eles. A mulher também agradeceu todas as histórias que as pessoas compartilharam com eles.

“A pessoa que fez isso viu o vídeo depois que ele se tornou viral, entrou em contato e disse que havia centenas de outras, mas também que agora está sóbrio há três anos. Obrigada por aqueles que compartilham seus comentários sobre sua recuperação e aqueles que contam histórias sobre suas lutas familiares. Vendo muito apoio aqui”, contou ela.

Fonte: Galileu, Aventuras na história

Imagens: Galileu,  Instagram

País das américas se torna o primeiro a perder todas as suas geleiras

Artigo anterior

Neuralink: primeiro implante cerebral em humano apresenta defeito

Próximo artigo