Curiosidades

Neuralink: primeiro implante cerebral em humano apresenta defeito

0

Neuralink é uma sociedade que Elon Musk cofundou junto com outros oito empresários. Claro que assim como todo projeto que o bilionário se envolve, esse também é pensado no futuro da humanidade. A empresa projetou um chip para ser implantando no cérebro das pessoas. Através desse chip, os órgãos servirão como interfaces de máquinas.

Depois de ter tido aprovação para fazer testes desse chip em humanos, a empresa o implantou em Noland Arbaugh, um jovem de 29 anos que ficou paralisado após um acidente de mergulho. Na época, Musk disse que o progresso do paciente estava sendo constante.

Contudo, na quarta-feira dessa semana, a Neuralink disse que parte do primeiro implante cerebral feito por eles em uma pessoa  “apresentou mau funcionamento” semanas depois do procedimento.

Problemas

CNN

Em março, a empresa divulgou um vídeo que mostrava Arbaugh experimentando o recurso do chip que, em algum momento, pode ser uma grande ajuda para as pessoas que sofrem com paralisia para controlarem dispositivos com sua mente.

No entanto, algumas semanas depois foi confirmado que alguns fios do implante se retraíram do tecido cerebral do paciente. Por conta disso, o número de eletrodos eficazes foi diminuído, o que prejudicou a capacidade de medir os parâmetros do sistema com precisão.

De acordo com a CNBC, por conta disso, a Neuralink considerou remover o implante, mas o problema que aconteceu não tem nenhum risco para a segurança do paciente. Então, para tentar contornar esse problema, a empresa decidiu mudar o algoritmo de gravação de dados e está trabalhando na melhoria de técnicas de tradução de sinais, conforme um post divulgado pela empresa.

Claro que os feitos que o paciente conseguiu fazer com o chip implantado foram incríveis, como jogar xadrez e até videogame através do seu pensamento. No entanto, é visto que a Neuralink ainda tem um caminho longo para fazer testes de segurança e eficiência antes de ter um sinal verde das autoridades para que seu chip seja comercializado em massa.

Chip

Click petróleo e gás

Em maio de 2023, a Neuralink teve a aprovação da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) para fazer testes em humanos. Na terça-feira dessa semana, um conselho independente deu o seu aval para que os pacientes pudessem ser recrutados. O que se espera é que essa tecnologia tenha impactos transformadores na saúde.

A empresa tem desenvolvido nos últimos sete anos um chip de computador criado para ser implantado no cérebro, onde ele irá monitorar a atividade de milhões de neurônios.

Esse chip foi considerado oficialmente uma Interface Cérebro-Computador (ICC). Ele é uma pequena sonda com mais de três mil eletrodos ligados em fios flexíveis mais finos do que um fio de cabelo.

O plano de Musk é conectar o cérebro com computadores para que o download de informações e memórias seja possível, assim como visto em “Matrix”. Além disso, o bilionário também quer que o chip da Neuralink seja usado para alcançar a telepatia humana. De acordo com ele, isso ajudaria os humanos a serem superiores no caso de uma guerra contra a inteligência artificial.

Por mais que Musk tenha praticamente todo o dinheiro do mundo disponível, isso é realmente possível? A resposta curta é: não. “Não podemos ler a mente das pessoas. A quantidade de informação que podemos decodificar do cérebro é muito limitada”, disse Giacomo Valle, engenheiro neural da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Esse é o mesmo ponto de vista de Juan Alvaro Gallego, pesquisador de ICC no Imperial College London, no Reino Unido. “O problema fundamental é que realmente não sabemos onde ou como os pensamentos são armazenados no cérebro. Não podemos ler pensamentos se não entendermos a neurociência por trás deles”, pontuou.

Pelo menos, devolver às pessoas com deficiência a capacidade de controlar dispositivos eletrônicos parece ser uma realidade. Agora nos resta esperar para ver quais serão os avanços trazidos por esse chip.

Fonte: Olhar digital, G1

Imagens: CNN, Click petróleo o gás

Casal britânico encontra tesouro do século 17 durante reforma na cozinha

Artigo anterior

“Eu me senti muito frustrada e sem esperança”: Scarlett Johansson atingiu o fundo do poço após ser rejeitada para um excelente filme de ficção científica

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido