Curiosidades

Pescadores encontraram tesouro dentro de uma baleia

0

A maioria das pessoas já brincou de caça ao tesouro quando era criança. Sair procurando pistas para, no final, encontrar uma recompensa é bastante emocionante. E por mais que as pessoas deixem a brincadeira de lado quando crescem, a vontade de encontrar um tesouro ainda permanece em quase todo mundo.

Infelizmente, não existem mapas do tesouro com um “X” marcado no local exato onde a descoberta estará. Mas, às vezes, pessoas que nem estavam à procura de um acabam encontrando um tesouro e em um lugar bem inusitado.

Foi justamente isso que aconteceu com um grupo de 35 pescadores que estavam caminhando pelo sul do Iêmen quando perceberam um cadáver de uma cachalote flutuando no Golfo de Aden. Então, juntos, eles decidiram abrir o estômago da baleia. Quando fizeram isso, para sua surpresa, lá dentro eles encontraram um tesouro milionário, de acordo com o Independent UK.

Tesouro

Twitter

“Assim que chegamos perto dele havia um cheiro forte e tivemos a sensação de que aquele cachalote tinha alguma coisa. Decidimos enganchá-la, levá-la até a costa e cortá-la para ver o que havia dentro de sua barriga”, disse um dos pescadores.

Surpreendendo os pescadores, a enorme baleia tinha em seu estômago um bloco da substância conhecida como ‘âmbar gris’. Essa substância é produzida pelo intestino das cachalotes e essa excreção pode ser classificada como uma espécie de vômito e demora anos para se formar no organismo desses animais.

Na China e no Oriente Médio, o âmbar gris é conhecido como “ouro flutuante”. Ele é usado na produção de perfumes e é considerado um material raro. Por conta disso, ele é um item de luxo. Justamente por isso que esse achado de 127 quilos dessa substância pelos pescadores é um verdadeiro tesouro. Tanto é que eles receberam aproximadamente 1,1 milhão de libras, cerca de sete milhões de reais pela substância.

“Sim, era âmbar-gris. O cheiro não era muito bom, mas era muito dinheiro”, comemorou o pescador.

O valor recebido por eles foi dividido entre os 35 pescadores, mas uma parcela foi doada para famílias vulneráveis do país.

Caça ao tesouro

Gazeta do povo

Por mais que mapas do tesouro não existam, alguns lugares são conhecidos por, teoricamente, guardar riquezas. E no Brasil, existem tesouros que até hoje não foram encontrados.

Ao longo dos anos, tesouros perdidos têm sido o alvo-mor de turistas. Alguns até mesmo dedicam suas vidas para as empreitadas, na esperança de se tornarem milionários.

Um exemplo é o chamado Tesouro de Zulmiro. Um túnel de Curitiba (PR) levaria ao tesouro escondido por Zulmiro, nome que o pirata William Salmers teria adotado após fixar residência no final do século 19. Registros mostram que muita gente se empenhou na busca pelas preciosidades. Além da dificuldade em localizá-las, as lendas predizem que os tesouros são vigiados por um fantasma. Esse é um dos tesouros brasileiros que até hoje não foram encontrados.

Além dele, é acreditado que a Amazônia não só esconderia um tesouro dentro de baús, mas uma cidade inteira, que teria sido habitada por uma antiga civilização. Na década de 1920, o britânico Percy Fawcett se aventurou pela floresta com o objetivo de encontrar as ruínas. No entanto, ele foi consumido pela própria natureza. A história, inclusive, já virou material para livro e filme: “Z, A Cidade Perdida”.

Outro tesouro buscado, mas nunca encontrado, é o dos jesuítas. Uma espécie de formação rochosa serviria de esconderijo para um tesouro guardado por padres jesuítas. Estes teriam ocultado seus bens preciosos após sofrerem ataques dos índios que tentavam converter ao cristianismo. Cartas enviadas para autoridades portuguesas comprovam que realmente alguma coisa estranha aconteceu em Laranja da Terra, município do Espírito Santo. Entretanto, ninguém sabe exatamente do que se trata o tesouro.

E claro que o clássico tesouro em baú também existe, pelo menos lendas dele, como o tesouro de Trindade. Ao que tudo indica, tesouros teriam sido escondidos por piratas na distante Ilha da Trindade, pertencente ao Arquipélago de Trindade e Martim Vaz (parte mais oriental do território brasileiro). Seu conteúdo constitui-se em uma fortuna de ouro e pedras preciosas. Todas elas seriam parte das riquezas usurpadas de Lima, no Peru, durante a guerra da independência em 1821. Esse é um dos tesouros brasileiros que até hoje não foram encontrados.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Twitter, Gazeta do povo

Uma dieta vegana pode fazer mal à saúde?

Artigo anterior

A história de Roberto Guilherme, nosso eterno “Sargento Pincel”

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido