Curiosidades

Cidade proíbe comida vegetariana em escolas e creches

0

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente. Por isso que, hoje em dia, muitas pessoas acreditam que a comida vegetariana seja a melhor opção desde a infância.

Para quem ainda confunde vegetarianismo com veganismo, a diferença é que enquanto o vegetarianismo se abstém apenas de consumir carne, peixe e aves, o veganismo é mais abrangente e exclui o consumo de qualquer produto de origem animal. Ou seja, pessoas veganas não consomem nada que tenha qualquer vestígio animal, seja na alimentação ou em outros produtos, tais como artigos para higiene, limpeza, vestuário, remédios etc.

Contudo, quase que como religião e futebol, a comida ser ou não vegetariana se tornou um assunto bastante polêmico. E em determinados lugares do mundo, a questão tomou proporções diferentes.

Um exemplo disso é a cidade de Endingen, na região sudoeste de Baden-Württemberg, na Alemanha. Na cidade, recentemente foi feita uma proposta para que se servisse comidas vegetarianas nas escolas e creches duas vezes por semana. No entanto, ela enfrentou uma grande rejeição e fez com que uma proibição inesperada fosse tomada com relação a essa alimentação à base de plantas.

Comidas vegetarianas

Doce limão

A realidade é que as comidas vegetarianas estão ganhando cada vez mais um reconhecimento por causa dos benefícios que elas trazem à saúde e por conta das suas vantagens ambientais. Por conta disso, o número de pessoas se tornando vegetarianas ou veganas tem crescido, o que prova que isso não é uma coisa passageira, mas sim uma escolha de vida. No entanto, a dieta ser baseada em plantas não quer dizer que ela é saudável ou que as pessoas vegetarianas estão em guerra com quem é carnívoro.

Contudo, mesmo com o número de pessoais deixando de comer carne aumentando no mundo, na cidade de Endingen a ideia de servir comida vegetariana nas escolas e nas creches foi vetada. O conselho municipal do local votou contra essa medida e ainda prescreveu essencialmente refeições à base de carne.

Mudança forçada

Andreia Friques

Claro que essa decisão gerou um debate muito grande entre os moradores da região. E por mais que promover as comidas vegetarianas possa ser visto como um ponto positivo e ter como consequência uma população mais saudável e também ajudar o planeta, quando isso é uma decisão imposta parece que as pessoas têm a tendência a serem contra ou se sentirem desconfortáveis.

Além disso, as comidas vegetarianas já estavam sendo vistas nas escolas e creches de forma espontânea. O que indica que essa mudança social e de alimentação já está em curso sem a necessidade de uma lei a implementando. Além disso, na visão de muitos, fazer a exigência de refeições que não tenham carnes ou então as proibir de vez faz com que as pessoas de determinado local fiquem mais polarizadas quando o assunto é vegetarianismo. A melhor forma de mudança é quando ela acontece de maneira orgânica.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Doce limão, Andreia Friques

Por que os gatos saem de casa e nunca mais voltam?

Artigo anterior

Por que é tão difícil explorar as profundezas do oceano?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido