Curiosidades

Por que os gatos saem de casa e nunca mais voltam?

0

Os gatos foram domesticados pelo homem há milhares de anos. Desde então, essa parceria de sucesso se tornou cada vez mais forte. Estes animais, super inteligentes, segundo os cientistas, possuem uma estrutura de memória muito semelhante à nossa, o que faz com que pensemos que suas atitudes, às vezes, possam ser feitas de caso pensado, e muitas vezes pode ser mesmo.

Quem tem um gato está acostumado com as peculiaridades do seu animal. No entanto, existem alguns comportamentos que até mesmo quem ama os bichanos pode ter uma dificuldade de entender, como por exemplo, a vontade deles de saírem de casa e nunca mais voltarem.

Vontade de sair de casa

Petz

De acordo com Manel Manzano, um renomado veterinário, a principal razão para que um gato queira sair de casa é o medo. “Os gatos, por natureza, são muito individualistas e cautelosos”, explicou. Por isso que se um novo animal for colocado dentro de casa, ou o ambiente for hostil, isso pode fazer com que o gato tenha vontade de arrumar suas malas e ir embora.

Outra razão é o chamado da natureza. Isso porque os gatos são conhecidos por andar pelas ruas em busca de um parceiro quando estão na época do acasalamento. Então, para que isso seja evitado o recomendável é castrar o bichano. Se o tutor não quiser castrar seu animal, na época fértil, ele pode deixar as portas e janelas fechadas para que o animal não consiga escapar.

Além disso, os gatos também são bem territorialistas. Por isso que se o tutor se mudou recentemente, o bichano pode tentar voltar para a casa antiga que, na cabeça dele, era o “lugar seguro” e que era seu território. Então, o tempo para ele se adaptar a um novo ambiente pode ser grande, o que pode aumentar o risco de ele tentar fugir.

Outros fatores que podem fazer com que os gatos saiam de casa é se eles tinham uma relação com uma pessoa específica, ou então mudanças em algum item deles, como por exemplo, cobertor ou o local de dormir. Se as necessidades básicas deles são negligenciadas, como sua caixa de areia, eles podem querer sair de casa para nunca mais voltar.

Gatos

Petlove

Muitas pessoas acreditam que os gatos saem de casa quando estão prestes a morrer. No entanto, isso é um mito. Conforme pontou Manzano, os bichanos não têm uma consciência da sua mortalidade. Eles procuram um lugar isolado sempre que se sentem mal de uma forma instintiva. “Sendo criaturas solitárias, a resposta biológica deles é encontrar um lugar onde eles não serão vistos em seus momentos finais. Seu instinto animal supera seus vínculos emocionais”, explicou.

Por conta de todos esses fatores é essencial que o tutor saiba entender o comportamento do seu gato para que ele possa tomar as medidas necessárias em cada situação.

Comportamento

Vice

Além dessa vontade de sair de casa, um outro comportamento bastante observado nos gatos é a alegria que eles aparentemente têm em derrubar as coisas da mesa, e uma vontade incontrolável de sentar em espaços fechados. Esse último comportamento pode ser visto em um espaço que seja apenas um contorno bidimensional em um quadrado no chão.

Os pesquisadores fizeram um estudo científico durante a pandemia. Para isso, eles usaram desse desejo dos gatos de se sentar em espaços fechados para testar como suas pequenas mentes percebem uma ilusão visual. O estudo foi chamado de “Se eu servir, eu me sento”.

A ilusão era o quadrado Kanizsa, que era feito com figuras parecidas com pacman, formando quatro cantos de um quadrado. Isso fazia com que o gato observando visse um quadrado que não está realmente lá.

Essa ilusão acontece quando nossos cérebros ajustam informações visuais em torno de preconceitos para, provavelmente, preencher informações que estão faltando. Isso era muito útil para escolher formas predatórias ou comida obscurecida pela folhagem.

O estudo foi feito pela etologista cognitiva Gabriella Smith, da City University of New York, e sua equipe recrutaram pessoas para preparar objetos no chão para os seus gatos escolherem. As ilusões feitas eram um quadrado com fita adesiva, uma ilusão visual de um quadrado e elementos visuais que não formassem um quadrado.

Ao todo, mais de 500 gatos foram inscritos para o estudo. Mas o conjunto de dados final foi diminuído para 30 animais que conseguiram concluir todos os testes necessários.

De acordo com observações dos pesquisadores, os resultados foram limitados pelo tamanho pequeno da amostra final. Contudo, esse trabalho se soma a uma pesquisa anterior que descobriu que os gatos respondem a ilusões visuais de contornos. E essa foi a primeira vez que isso foi testado em gatos em um ambiente que era familiar para eles.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Vice, Petz, Petlove

Pessoas que realmente gostam de ficar sozinhas têm esses 10 traços de personalidade

Artigo anterior

Cidade proíbe comida vegetariana em escolas e creches

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido