Curiosidades

Cientista afirma ter criado uma máquina do tempo

0

A viagem no tempo é um dos assuntos que mais instigam a raça humana. Não seria por menos, já que somente essa possibilidade levanta mil questionamentos. Porém, o que a viagem no tempo realmente desperta no coração das pessoas é o desejo. Quem nunca pensou em como as coisas seriam se pudesse voltar no tempo e mudar alguma coisa no passado? Talvez por isso a ideia de se criar uma máquina do tempo nunca tenha sido deixada de lado.

Todo esse conceito de viagem no tempo, seja para o passado ou para o futuro, é uma coisa exclusiva dos filmes de ficção científica. Ou pelo menos eram. Isso porque um cientista afirmou que ele conseguiu fazer uma máquina de laser que consegue fazer esse tipo de viagem.

O cientista em questão é Ronald Mallett. Ele vem trabalhando em uma máquina do tempo que utiliza lasers rotativos para conseguir fazer essa viagem no tempo. Ela tem como base a teoria da relatividade de Albert Einstein. De acordo com ela, o espaço-tempo é uma coisa relativa.

Com tudo isso em mente, Mallett fez sua criação. Teoricamente, sua máquina consegue dobrar o tempo, o que faz com que uma viagem até no máximo o momento em que a máquina foi ligada seja possível.

O homem tem 77 anos e é ex-professor de física da Universidade de Connecticut, além de ser apaixonado por viagens no tempo desde que tinha 10 anos, época em que seu pai morreu. E a paixão de Mallett por todo esse conceito veio depois de ele ter lido “A máquina do tempo” de HG Wells. Através do livro ele viu uma possibilidade de voltar no tempo e salvar seu pai do infarto que o matou.

Nesse desenvolvimento, a maior inspiração do homem foram os buracos negros, mais específico, os que estão em rotação. Isso porque eles permitem o que é chamado de arrasto de quadro, ou arrasto de espaço-tempo, já que tem dois horizontes, um externo e outro interno.

Máquina do tempo

Black girl nerds

Para sua máquina funcionar, Mallett quer criar um buraco negro. De acordo com ele, um laser circular que gire em loop iria permitir a criação de um campo gravitacional que permitisse loops no tempo.

O físico criou um protótipo que consegue liberar feixes de luz de rotação contínua. E desde 2019 esse protótipo está ligado. Como ele mesmo disse em uma entrevista ao The Guardian, “se a luz pode criar gravidade e se a gravidade pode afetar o tempo, a própria luz pode afetar o tempo”.

“Digamos que você tenha uma xícara de café à sua frente agora. Comece a mexer o café com a colher. Começou a girar, certo? É isso que um buraco negro em rotação faz. Na teoria de Einstein, o espaço e o tempo se relacionam. Por isso é chamado de espaço-tempo. Então, conforme o buraco negro está girando, ele vai causar uma torção no tempo”, disse ele.

Contudo, não são todas as pessoas que concordam com o físico. Por exemplo, alguns dos seus críticos dizem que para que a máquina do tempo de Mallett funcionasse ela teria que ser do tamanho do universo, o que claro seria uma coisa impossível.

Mesmo assim, o físico se mantém otimista e se compara aos irmãos Wright, que na visão dos norte-americanos teriam criado o avião. “Primeiro, eles realmente construíram um túnel de vento para determinar as melhores configurações para as asas das aeronaves. Quando se trata de uma máquina do tempo, precisamos construir o túnel de vento antes de pensarmos na construção do avião”, pontuou Mallett.

Conceito

Yahoo

O físico ainda ressaltou que as pessoas pedindo para ele pensar no tamanho da sua máquina agora seria como se alguém tivesse pedido aos irmãos Wright que eles pensassem em como levar o homem à lua depois de eles terem feito seu primeiro voo no planador.

Além disso, Mallett disse que independentemente do tamanho que sua máquina tenha ou precise ter seu conceito já está pronto e é com lasers rotativos. Na visão do físico, a ideia é realmente promissora, mesmo que essa viagem não possa ser tão longa no passado como ele queria quando era criança. Se a máquina realmente funcionar, ela poderá voltar até 2019, que foi o momento em que o loop foi acionado.

“Vamos supor que já tivéssemos esse aparelho funcionando há alguns anos, e agora temos remédios que podem curar a Covid. Imagine se pudéssemos prever com precisão quando ocorrerão terremotos ou tsunamis. Então, para mim, abri a porta para essa possibilidade”, concluiu o físico.

Fonte: Olhar digital

Imagens: Black girl nerds, Yahoo

Onde está atualmente Jet Li, ator famoso dos filmes de artes marciais

Artigo anterior

Como o carregador sem fio funciona?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido