Curiosidades

Esse homem diz que já sabe construir uma máquina do tempo

0

Máquina do tempo não é bem uma novidade quando se trata de ficção científica. Nos filmes, já existiram várias delas, mas, na vida real, isso ainda é uma utopia. Pois bem, para esse astrofísico, não por muito tempo. Ron Mallett acredita que, finalmente, encontrou uma maneira de voltar no tempo. Através de uma máquina do tempo é claro. Embora ele esteja certo disso, a sua ideia ainda é apenas uma teoria.

Mallett que é professor de física da Universidade de Connecticut afirmou recentemente que escreveu uma equação científica que poderia ser a base para uma máquina do tempo de verdade. O astrofísico até construiu um protótipo desse dispositivo, pra ilustrar o componente principal da sua teoria. Mas ainda assim, os colegas cientistas de Mallett não estão muito convencidos de que a sua máquina do tempo possa se tornar realidade um dia. Apesar disso, não deixa de ser uma teoria interessante, que pode até levar a outras conquistas nessa área.

A máquina do tempo

Para entender o que é e como funcionaria essa máquina do tempo, você precisa primeiro entender o básico da teoria da relatividade especial de Albert Einstein. Aquela que afirma que o tempo acelera ou desacelera, de acordo com a velocidade com que um objeto está se movendo.

A partir dessa teoria, se uma pessoa estiver em uma nave espacial, viajando próximo da velocidade da luz, o tempo passaria mais lentamente para ela, do que para uma pessoa que estivesse na Terra. Basicamente, o astronauta poderia percorrer o espaço por menos de uma semana, e quando voltasse ao planeta, dez anos teriam se passado para as pessoas que ficaram aqui. Ou seja, fazendo parecer que o astronauta teria viajado para o futuro.

Porém, enquanto muitos físicos acreditem que é possível pular para frente no tempo dessa forma, viajar no tempo para o passado, já é outra questão completamente distinta. Mas Mallett acredita que pode resolver isso, por meio de lasers.

Como o astrofísico explicou, sua ideia pra uma máquina do tempo, depende de outra teoria de Einstein. No caso, a teoria geral da relatividade. De acordo com essa teoria, objetos massivos dobram o espaço-tempo, o que percebemos como gravidade. E quanto maior a gravidade, menor o tempo.

“Se você pode dobrar o espaço, existe a possibilidade de você torcer o espaço”, explica o astrofísico. “Na teoria de Einstein, o que chamamos de espaço também envolve tempo. É por isso que é chamado de espaço-tempo, o que você faz com o espaço também acontece com o tempo”.

A teoria

Assim, Mallett acredita que é teoricamente possível transformar o tempo em um loop que permitirá viajar no tempo para o passado. Ele chegou até a construiu um protótipo exemplificando como os lasers poderiam ajudar nessa tarefa.

“Estudar o tipo de campo gravitacional produzido por um laser em anel pode levar a uma nova maneira de olhar para a possibilidade de uma máquina do tempo baseada em um feixe de luz circulante”, disse Mallett.

No entanto, por mais otimista que o astrofísico possa estar a respeito da sua pesquisa, seus colegas ainda estão céticos quanto a sua teoria. Eles não estão convencidos de que ele possa estar no caminho de uma máquina do tempo.

“Eu não acho que o trabalho dele seja necessariamente frutífero”, disse o astrofísico, Paul Sutter. “Porque acho que existem falhas profundas em sua matemática e em sua teoria, e, portanto, um dispositivo prático parece inatingível”.

E você, o que acha disso? Acredita que um dia alguém conseguira construir uma máquina do tempo de verdade? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

7 coisas que todo mundo deveria saber sobre a nova década

Matéria anterior

Conheça a Rapunzel humana, a mulher que não corta os cabelos há mais de 25 anos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos