Curiosidades

Como o carregador sem fio funciona?

0

Hoje em dia, é quase impossível não andarmos sempre com nosso celular, ou algum outro dispositivo portátil. Eles já são tão parte do nosso dia a dia que sentimos que está faltando alguma coisa quando não os temos por perto. Contudo, todos eles, em algum momento sofrem do mesmo mal: acabar a bateria. Quando isso acontece, logo vamos correndo procurar algum carregador.

Nesse ponto, existem algumas variações que as pessoas podem usar, como por exemplo, o carregador por fio que é o mais comum, ou então o carregador sem fio. E mesmo que a segunda opção seja bastante usada, poucas pessoas sabem como esse aparelho funciona.

Carregar algum dispositivo sem precisar usar cabos é uma coisa bem interessante, prática e que não faz bagunça. No entanto, é importante saber que existem algumas limitações no uso desse tipo de carregador no dia a dia.

Invenção

Canaltech

As primeiras teorias de transmissão de energia sem fio foram criadas na virada do século XIX para o XX pelo inventor austríaco Nikola Tesla. Mesmo assim, durante muito tempo ela foi usada apenas em protótipos e pesquisas acadêmicas. Como na época ela era muito cara, ela não teve uma aplicação na vida das pessoas.

Mas com o passar do tempo, as transmissões de música pelo rádio e vídeos através da televisão ou internet ficaram mais acessíveis. Eles funcionam com a propagação de ondas que estão carregadas energeticamente para transportar esses dados.

No entanto, com relação aos dispositivos eletrônicos a diferença é que eles precisam que suas baterias sejam carregadas para funcionar. Por conta disso esse processo é um pouco diferente, mas não mais difícil.

Mesmo assim, foi somente em 2010, dois anos depois da fundação do Wireless Power Consortium, que o padrão Qi Charge Wireless existiu. Depois disso, ele se tornou um padrão de carregamento disponível para os dispositivos que estavam no mercado.

Essa tecnologia de carregamento Qi serviu para criar um padrão no processo wireless. Tanto é que grandes empresas, como Apple, Samsung, Xiaomi, Motorola, Asus e Google o adotaram. A tecnologia nada mais é do que colocar o celular em cima da base que está conectada na tomada. Dessa forma, o dispositivo será carregado através da indução eletromagnética.

Carregador sem fio

Canaltech

O funcionamento de um carregador sem fio é feito através da transferência de energia pelo fenômeno chamado indução. Nele, a corrente alternada da tomada se transforma em um campo magnético. Assim, ela é transportada do indutor da base que está conectada na tomada para outro indutor que está conectado no celular que se quer carregar.

Quanto mais perto esses dois indutores estiverem um do outro, maior irá ser a transferência de energia. Isso acontece porque a energia varia com o quadrado da distância que separa os dois. Justamente por isso que quando se usa um carregador sem fio o recomendável é que o celular não fique mais de quatro centímetros de distância da base do carregador.

Além disso, esses indutores também têm que ficar bem alinhados para que eles tenham o melhor proveito. Por conta disso, alguns dispositivos têm imãs que alinham os aparelhos e também servem para encurtar a distância entre os indutores.

Vantagens e desvantagens

Canaltech

Sabendo como o carregador sem fio funciona, a dúvida sobre quais são as vantagens e desvantagens sobre ele surgem. Uma vantagem é que, como esse tipo de carregamento é bastante prático a pessoa não tem que se preocupar com cabos. O que é ótimo, já que os cabos podem ser frágeis e quebrar, ou então podem ser facilmente perdidos.

Por conta disso, ter um carregador sem fio pode fazer com ele dure mais. E se a pessoa usa o computador para carregar o celular, com o sem fio ela pode ter a entrada do PC livre para outro dispositivo.

Já uma desvantagem é que o celular tem que estar bem perto e na posição certa, ou seja, com os indutores alinhados, para que o carregamento seja realmente feito. Outra desvantagem é que mesmo com isso feito, o carregamento é lento.

Além disso, se o celular estiver com uma capinha mais espessa ou que tenha algum tipo de metal, isso pode atrapalhar no carregamento. Por isso o recomendável é retirar a capinha no momento do carregamento.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech

Cientista afirma ter criado uma máquina do tempo

Artigo anterior

Qual motivo de pararmos de ouvir novos estilos de música conforme envelhecemos?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido