Curiosidades

Cientistas alertam sobre futuro assustador da Terra

0

Imagina como será o futuro do nosso planeta com todo esse avanço tecnológico. Muitos acreditam que os próximos anos sejam marcados com a popularização de carros voadores, robôs ocupando espaços na sociedade e coisas que só vimos em filmes futurísticos. No entanto, os cientistas alertam grandes perigos e um futuro assustador.

Não é preciso ser um grande cientista ou vidente para ver o quão danificado está o nosso planeta. A poluição causada pelas grandes empresas e até mesmo os carros populares está causando sérios danos ao meio ambiente. Isso reflete diretamente em nós.

Uma pesquisa publicada recentemente analisou mais de 150 estudos a fim de produzir um resumo completo do estado do mundo. De acordo com estudiosos renomados, o futuro reserva um grande declínio da biodiversidade, extinção em massa e perturbação climática.

Qual será o futuro do planeta Terra?

Estudos conduzidos por dezessete cientistas renomados, como os da Flinders University, Starnford University e da University of California, apontaram um futuro nada agradável para o planeta. De forma assustadora a pesquisa prevê que as condições ambientais do futuro serão extremamente perigosas. A Terra sofrerá com essas mudanças e os seres humanos inclusive correm risco.

De forma ampla, há o viés do otimismo humano em acreditar que coisas ruins têm mais chances de acontecer com outras pessoas e não com a gente. Isso representa a forma como subestimamos a crise ambiental, acreditando que nada de ruim vai acontecer, quando a realidade é realmente outra.

A pesquisa ainda analisou o estado atual do meio ambiente a nível global. Os resultados, assim como todo o restante da pesquisa, preocuparam os estudiosos.

Perda de biodiversidade e extinção em massa

De acordo com os resultados, desde o início da agricultura, há 11 mil anos, a biomassa da vegetação terrestre sofreu uma grande redução. Segundo os cientistas, essa redução foi pela metade. De forma geral, os humanos alteraram quase dois terços da superfície do nosso planeta.

Além dessa alteração, outra coisa chamou a atenção: a quantidade de espécies extintas. Os dados levantados mostraram que cerca de 1.300 espécies documentadas deixaram de existir nos últimos 500 anos. Isso sem considerar as que não foram registradas.

De forma geral, o tamanho das populações de espécies de animais reduziu em mais de dois terços nos últimos 50 anos. Atualmente 1 milhão de espécies de animais e vegetais estão ameaçadas de extinção no mundo inteiro. Além disso, os insetos também estão desaparecendo de forma assustadora.

Cerca de 85% da área úmida do mundo foi perdida em 300 anos. Mais de 65% dos oceanos estão comprometidos em algum nível pelos humanos. Um dos grandes problemas é o aumento da população humana.

Aumento da população humana e como isso interfere

A população mundial dobrou desde 1970 até os dias atuais. A estimativa é que chegue a 10 bilhões até 2050. Isso quer dizer que mais pessoas acabam gerando mais insegurança alimentar, degradação do solo, poluição e perda de biodiversidade.

De acordo com os estudos realizados, no ano de 2020 nós consumimos tanta comida, chegando ao limite da produção natural da Terra. Países de alto consumo como Canadá, Estados Unidos e Austrália, por exemplo, usam diversas unidades de combustível fóssil para produzirem alimentos. O consumo da energia, portanto, aumentará no futuro, principalmente por causa do crescimento da classe média global.

A pesquisa resumiu, de forma geral, um futuro horrível e os cientistas alertam para mudanças.

Fonte: Tempo

Google divulga Top 10 dos assuntos mais buscados em 2022

Artigo anterior

Idoso comemora 121 anos com bolo temático do INSS

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido