Cientistas criam material que promete resistência ao ser atingido por uma bala

POR Isabela Ferreira    EM Ciência e Tecnologia      29/03/18 às 18h36

Um colete a prova de balas é um item indispensável às forças policiais, por exemplo. O segredo de sua força contra algo tão poderoso está no tecido de Kevlar, formado por uma fibra sintética leve, mas extremamente resistente, chamada aramida. Apenas para que você tenha noção, ela é resistente ao calor e 5 vezes mais forte que o próprio aço, por unidade de peso. Embora já pareça algo impressionante, cientistas foram capazes de desenvolver um material que deixa tal tecido no chinelo.

Chamado de diameno, os cientistas afirmam que ele é tão flexível quanto uma folha de papel alumínio, mas ao mesmo tempo, duro o suficiente para parar uma bala. A pesquisa foi liderada pelo Advanced Science Research Center (ASRC), da Universidade da Cidade de Nova York, e promete revolucionar a área correspondente da ciência.

Composição do diameno

Grafeno. Este é o nome do material base utilizado no desenvolvimento do diameno. Descoberto há anos atrás, é um dos materiais mais finos existentes em nosso planeta... E apesar de ser 200 vezes mais forte que o aço, também é bastante flexível e pesa apenas 0,77 mg por m². É muito usado para transformar de forma eficiente a luz solar em eletricidade. Isso sem contar todas suas outras características positivas.

Para você ter ideia, o grafeno também é à prova d'água, transparente e resistente ao fogo. É pouco? Certamente não. Por isso, cientistas já estudam a criação de diversos produtos feitos a partir desse material. Em contrapartida, as coisas não são tão simples assim, já que ele é bastante difícil de fabricado. É formado basicamente por carbono, separado em uma folha com um átomo de espessura. Enquanto isso, o diameno é formado por duas folhas de mesma composição.

Julgando a partir de tal informação, é possível entender que os dois materiais são a mesma coisa. No entanto, os pesquisadores garantem que existem boas diferenças, já que neste caso, o carbono é manipulado de forma diferente e estratégica. Ainda ressaltam que o diameno apenas aparece quando existem duas folhas de grafeno, uma sobre a outra, nenhuma a mais ou a menos.

Funcionalidade

O novo material também é extremamente macio e dobrável, mas quando sofre fortes impactos e é pressionado, enrijece instantaneamente. Ao ser atingido por um tiro por exemplo, não permite que ele ultrapasse. É como se fosse uma "capa de diamante", pedra esta, que é uma das mais resistentes do mundo. Podemos dizer que o uso do diameno em coletes a prova de balas, seria a melhor opção para a humanidade, algo que certamente não falharia em momento algum.

Para descobrir as propriedades dessa poderosa composição molecular, os cientistas fizeram simulações computadorizadas. Em seguida, fizeram testes microscópicos, aplicando pressão sobre as duas folhas de grafeno. Foi aí que perceberam todo seu poder e o quão revolucionário poderia ser.

E então pessoal, o que acharam? O diameno pode realmente representar um avanço para a humanidade, não acha? Compartilhe suas ideias com a gente aí pelos comentários!

Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+