Ciência e TecnologiaCuriosidades

Cientistas encontraram ossos de uma criança que foi comida por um pássaro gigante

0

Pesquisadores da Universidade Jaguelônica, em Cracóvia, na Polônia, encontraram ossos na caverna Ciemma, em Ojcow. Tratam-se de ossos muito mais velhos do que os restos humanos que haviam sido encontrados anteriormente e que tinham cerca de 52 mil anos. O achado recente se trata das falanges dos dedos de uma criança que os especialistas acreditam ter entre cinco e sete anos.

Depois que eles examinaram,  descobriram algo tenebroso. Os ossos da criança indicavam que elas haviam sido engolida e passado pelo sistema digestivo de um pássaro pré-histórico. O estudo será publicado no Journal of Paleolithic Archaeology até o final deste ano.

As peças encontradas

Segundo os pesquisadores poloneses, podemos estar encarando neste momento evidências de uma tragédia pré-histórica. Ao que tudo indica, a criança foi atacada por uma espécie de pássaro gigante paleolítico e que teria devorado partes do seu corpo. Análises e testes revelaram que os ossos encontrados pertenciam a uma criança neandertal, há cerca de 115 mil anos atrás.

Quando encontrados, os pequenos ossos estavam em um estado poroso. “As análises mostram que este é o resultado da passagem pelo sistema digestivo de um pássaro grande”, afirmou Paweł Valde-Nowak, pesquisador do Instituto de Arqueologia da universidade. Para os cientistas, a caverna Ciemma, que está sendo escavada há décadas, pode ter servido de abrigo para muitas pessoas durante o período paleolítico.

Novas descobertas

Passagens subterrâneas no local foram descobertas e algumas delas podem atingir cerca de 200 metros de profundidade. Os pesquisadores além dos ossos da criança, encontraram vários outros artefatos feitos em pedra. “Não temos dúvidas de que esses são restos neandertais, porque eles vêm de uma camada muito profunda da caverna, alguns metros abaixo da superfície atual. Na mesma camada, também achamos ferramentas de pedra usadas por eles”, contou Valde-Nowak.

Os neandertais teria surgido há cerca de 400 mil anos e desaparecido há cerca de 38 mil anos. Apesar de já terem sido considerados mais atrasados e inferiores aos humanos modernos, novas evidências apontaram que, na verdade, eles possuíam sofisticadas ferramentas e podiam manusear objetos com precisão.

Infelizmente, devido ao péssimo estado em que os ossos foram encontrados não será possível realizar testes de DNA. E os cientistas ainda não puderam concluir se o ossos apareceram na caverna pois os neandertais moravam no local ou se eles a usavam em certos períodos.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.

7 hábitos estranhos que na verdade podem ser doenças mentais

Artigo anterior

Loki lidera uma nova equipe dos Vingadores nas HQs e ela é sensacional

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido