Finlândia oferece universidade de graça a brasileiros

POR Rafael Miranda    EM Sem categoria      25/11/14 às 21h02

Com universidades listadas entre as melhores do mundo na última edição do THE (Times Higher Education), neste ano, a Finlândia está oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e PhD em todas as áreas de conhecimento e em qualquer região do país aos brasileiros que quiserem estudar fora.

Localizada na península Escandinávia, a Finlândia é vista como um dos primeiros países a caminhar para uma economia baseada no conhecimento. O país oferece cursos de ensino superior a brasileiros em qualquer área do conhecimento e de graça. Isso porque, por lei, a educação superior é de acesso a todos, incluindo estrangeiros, e por isso as universidades não podem cobrar pelo ensino.

E não é só o acesso que chama a atenção no ensino superior finlandês. Mas também a qualidade do que é ofertado. A Universidade de Helsinque, na capital, por exemplo, está entre as melhores do mundo e é uma das principais da Europa em artes, humanas, exatas, ciências e saúde, segundo o THE.

70

Há também instituições de ensino com propostas inéditas de aprendizado. No campus de Porvoo, a cerca de 50 km de Helsinque, a Universidade Politécnica de Haaga-Helia, por exemplo, abole a visão tradicional de salas de aula com alunos e professores para trabalhar no desenvolvimento de futuros profissionais a partir da supervisão de coordenadores.

Voltada à melhoria das capacidades dos profissionais, Haaga faz parte de uma rede de 24 universidades de ciências aplicadas, as chamadas politécnicas, que são fruto da última reforma do ensino superior finlandês. Mas para quem quiser fazer um curso com foco mais teórico, há mais 14 universidades tradicionais. As politécnicas, no entanto, são as que dão mais chances a quem quiser estudar e trabalhar no período de intercâmbio na Finlândia.

Dependendo do programa, o aluno trabalha, e as empresas geralmente vão às faculdades buscar estagiários. Mas vale lembrar que encontrar trabalho no país não é fácil. Além de o país ainda sofrer com a crise econômica, empregos no setor de serviços, como bares, restaurantes e supermercados exigem o domínio das línguas oficiais do país, sendo o finlandês e o sueco.

Um seminário no próximo dia 1º de dezembro em São Paulo (SP) vai apresentar o "caminho das pedras" para quem deseja estudar de graça na Finlândia. As inscrições podem ser feitas pelo site do Colégio Rio Branco, local da palestra.

Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+