Curiosidades

Clara ou gema? Qual parte do ovo é melhor para a saúde e qual deve ser evitada

0

O ovo já foi considerado vilão e mocinho várias vezes ao longo da nossa história. Seja pelo aumento do colesterol ou pelo grande ganho calórico, os profissionais da saúde sempre têm uma opinião diferente em relação a esse alimento, seja ele considerado vilão ou não. O que podemos ter certeza é que ele é um alimento de alto valor nutritivo.

Ele é um alimento que quase ninguém dispensa e é tido como básico da cozinha. Não é para menos, o seu preparo é fácil e pode ser feito de várias formas, podemos comer ovo frito, cozido, mexido, omelete etc. Mesmo assim, a grande discussão sobre qual parte desse alimento é mais saudável, se é sua clara ou a gema, continua firme e forte.

A primeira coisa que as pessoas devem saber é que comer um ovo por dia é completamente saudável para a maior parte das pessoas. Esse alimento tem vários nutrientes, como por exemplo, é cheio de proteínas de alto valor biológico, aminoácidos essenciais, vitaminas como A e B12 e minerais como zinco e selênio. Além disso, eles têm muita proteína e calorias baixas e um baixo teor de carboidratos.

E o que muitas pessoas têm dúvida é sobre o colesterol dietético dos ovos, mas a realidade é que ele tem um impacto bem baixo nos níveis de colesterol no sangue. O real problema é a mistura de lipídios e carboidratos na dieta da pessoa Por isso que, para a maior parte das pessoas, comer um ovo por dia irá manter esse déficit de nutrientes longe.

Clara ou gema do ovo?

Mantiqueira Brasil

Todo o debate sobre qual parte desse alimento comer começou por conta do teor alto de colesterol que a gema tem. Para se ter uma ideia, a gema pode ter aproximadamente 200 miligramas de colesterol. Além disso, o teor de gordura da gema é bem significativo, sendo 28.8 gramas por 100 gramas comparado com 0,17 gramas da clara. Por isso que muitas pessoas acreditam e optam por comer apenas as claras.

Por conta desse teor de gordura é que os nutricionistas podem recomendar somente as claras do ovo em dietas em que o objetivo da pessoa é diminuir as calorias ou então se for um caso de diabetes ou problema com colesterol. Nesses casos, comer somente as claras ou no máximo três gemas por semana pode ser a melhor opção.

Mas isso não quer dizer que todos devem parar de comer as gemas dos ovos. É importante lembrar que mesmo que as claras sejam magras e ricas em proteínas, as gemas também têm muitos nutrientes, como por exemplo, vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitaminas B, colina, luteína e zeaxantina.

Mesmo que as claras sejam uma fonte de proteína magra e forte, o que ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular, a gema tem proteínas que correspondem a 43% do todo do alimento.

Tudo isso mostra que na disputa entre clara e gema o resultado é um empate. Até porque, essas duas partes do ovo tem coisas nutritivas e que se completam em uma fonte nutricional bastante equilibrada.

Benefícios

Assaí

Sabendo que as duas partes do ovo são boas para a saúde e que juntas se completam, existe uma outra dúvida que as pessoas tem. Será que ele pode ajudar a suprimir a fome? Para responder essa pergunta, quatro especialistas em nutrição dispuseram algumas respostas. E a resposta entre eles foi unânime que sim.

Um ovo de galinha médio tem aproximadamente 70 calorias de energia, cerca de seis gramas de proteína e várias vitaminas e nutrientes. Além disso, os ovos também têm gordura porque seu propósito biológico é dar nutrientes e energia para os embriões de pintinhos que estão em desenvolvimento.

Com relação ao efeito dos ovos no apetite, vários estudos analisaram esse efeito. Para isso, um grupo de pessoas foi dividido e foi pedido que metade comesse uma determinada dieta à base de ovo e a outra metade com uma dieta sem ovos.

A professora Maria-Luz Fernandez, especialista em nutrição da Universidade de Connecticut fez um estudo e explicou como foi o seu método. “Realizei um estudo em que usamos dois tipos de café da manhã, um à base de ovo e outro à base de bagel, o número de calorias foi o mesmo. Os indivíduos tinham níveis mais baixos de grelina, hormônio do apetite, após o café da manhã com ovos e comeram 400 kcal a menos nas 24 horas seguintes após o café da manhã com ovos”, pontuou.

Outros estudos parecidos descobriram que o café da manhã com ovos suprimia a fome de uma forma mais eficaz do que o à base de trigo, aveia ou cereal.

Por conta dos ovos ajudarem a suprimir o apetite, pode-se imaginar que comê-los poderia ajudar na perda de peso. Contudo, essa relação entre comer ovos e perder peso ainda não é clara.

“Com base nas evidências dos estudos experimentais, a incorporação de ovos no café da manhã pode ser mais eficaz do que cafés da manhã com cereais ou grãos para aumentar a sensação de saciedade por mais tempo e para limitar o consumo de energia em curto prazo. No entanto, o papel potencial de um café da manhã de rotina com ovos na produção de um déficit energético sustentado e consequente perda de peso deve ser determinado por pesquisas adicionais”, explicou Cornelie Nienaber-Rousseau, especialista em nutrição da North-West University.

Fonte: Mistérios do mundo,

Imagens: Mantiqueira Brasil, Assaí

Medalha de 1,8 mil anos com rosto de Medusa é achada em antigo forte romano

Artigo anterior

Rachadura em montanha-russa causa pânico em pessoas que estavam se divertindo

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido