Curiosidades

Estudo mostra qual melhor dieta para perder peso e regular o colesterol

0
dieta

Nos dias atuais, a busca por um estilo de vida mais saudável e hábitos alimentares positivos é o que a maioria das pessoas está querendo. Aumentar a expectativa de vida e se preocupar com o ‘como’ viverá os anos seguintes é quase regra atualmente. E nesses tempos onde todo mundo procura a saúde, ou pelo menos tenta, parece não existir mais lugar para aquelas dietas loucas. Contudo, só parece pois infelizmente não é assim. Não há quem não queira um ganho muito grande com um esforço mínimo, mas qualquer que seja o esforço, ele não funcionará desse jeito.

Alimentação

Por mais que existam vários debates a respeito de qual é o melhor tipo de dieta para a perda de peso e melhor saúde, geralmente, o maior desafio não é a perda de peso. Mas sim evitar que a pessoa recupere o peso mais para frente.

E sempre um tipo de dieta fica mais famoso e promete melhores resultados para aqueles que a fizerem. A dieta mediterrânea se baseia no consumo de alimentos integrais, frutas, peixes, verduras e legumes. E ela é considerada pelos cientistas como um dos melhores planos alimentares para emagrecer.

Contudo, de acordo com um estudo mais recente, ele disse que a dieta vegana é a mais eficaz na perda de peso do que a dieta mediterrânea. Os dados do estudo foram publicados no “Journal of American College of Nutrition”.

Dieta vegana

A dieta vegana, como o próprio nome implica, é totalmente baseada em não ter alimentos de origem animal. Além disso, ela é pobre em gordura e produz melhores resultados na composição corporal, nos níveis de colesterol e também na sensibilidade à insulina em comparação com a dieta mediterrânea.

A dieta mediterrânea prega o consumo de frutas, vegetais, legumes, peixes, laticínios desnatados e azeite e um consumo limitado de carne vermelha. Já a vegana, é pobre em gorduras e sem nenhum produto de origem animal. Nela, a pessoa come, principalmente, várias  leguminosas, frutas, verduras e grãos integrais.

Estudo

O estudo foi feito com pessoa com sobrepeso, que foram submetidas aos dois tipos de dieta durante 16 semanas. Os participantes do estudo não tiveram que obedecer nenhum limite de calorias e nem modificar suas rotinas de exercícios.

Feito isso, as descobertas mostraram que os participantes que seguiram a dieta vegana perderam em média seis quilos. E os níveis de gordura visceral e colesterol deles também diminuiu.

Os participantes que seguiram a dieta mediterrânea não tiveram nenhuma mudança média observada. A não ser a diminuição da pressão arterial que aconteceu nos dois casos.

“Em um ensaio randomizado e controlado, a dieta mediterrânea não causou nenhuma perda significativa de peso. O problema parece ser a inclusão de peixes gordurosos, laticínios e óleos”, disse Hana Kahleova, líder do estudo.

Segundo os autores do estudo, a dieta vegana, provavelmente, levou a uma perda de peso porque ela foi relacionada com uma diminuição na ingestão de calorias e um aumento na ingestão de fibras e na diminuição do consumo de gorduras. Por todos esses fatores essa dieta se mostrou ser melhor do que a mediterrânea para as pessoas que estão buscando perde peso.

Pesquisadores agora podem coletar amostrar de DNA presentes no ar

Matéria anterior

Mais de 2 mil microfones desvendaram o mistério do zunido dos beija-flores

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.