Curiosidades

Como as bruxas se tornaram a cara do Halloween

0

Todo mês de outubro ao redor do mundo, com foco nos Estados Unidos, é relativamente o mesmo – as decorações assustadoras começam a aparecer, filmes de terror são lançados e o ambiente de Halloween começa. E há uma personagem que parece ser a cara da temporada: a bruxa.

Mas quando essa conexão aconteceu e quão precisa ela é? Como poderemos ver, a resposta não é simples.

As bruxas existem?

“Depende”, disse o Dr. Emerson Baker, arqueólogo e professor de história da Salem State University. “No século 17, estamos falando de pessoas acusadas de fazer um pacto satânico, onde se acreditava ter recebido poder em troca de sua alma. Poder para ferir e até matar pessoas.”

“Mas não há realmente nenhuma conexão direta de forma alguma entre as pessoas acusadas de bruxaria nos anos 1600 e os praticantes modernos de Wicca ou várias outras religiões neopagãs relacionadas.”

Desse modo, em uma época em que as comunidades da Grã-Bretanha e da Nova Inglaterra compartilhavam predominantemente valores puritanos, não era incomum usar fenômenos sobrenaturais para explicar problemas sociais, como colheitas ruins ou doenças. No que mais tarde se tornaria os Estados Unidos, um episódio infame se tornou uma lenda sobre a prática de feitiçaria – os julgamentos das bruxas de Salem.

“Foi de longe o maior surto de feitiçaria na história americana”, disse o Dr. Baker. “Durante 1692 e 1693, mais de 150 pessoas foram acusadas, resultando em tantos julgamentos, com 19 pessoas sendo executadas, uma morreu durante o interrogatório e mais cinco morreram na prisão.”

Salem

Na época, os juízes ouviriam quase tudo durante esses julgamentos, incluindo depoimentos de crianças e acusações irreais:

“Fiquei muito doente novamente e senti uma grande picada nas solas dos meus pés, e depois de um tempo vi aparentemente a forma de Margret Scott, que, enquanto eu estava sentada em uma cadeira perto do fogo, me puxou com a cadeira, de costas para o chão, e me atormentou e beliscou muito (…) Em alguns dos ataques que tive depois, fiquei sem sentidos e não sabia que tinha visto quem era que me afligia” (Transcrição de Mary Daniel, garota de 19 anos que acusou a viúva Margaret Scott de lançar feitiços sobre ela).

Tal testemunho terminou com Scott sendo condenado por feitiçaria e sentenciado à morte por enforcamento em 1692, de acordo com os arquivos da Universidade da Virgínia.

O escrutínio público enfrentado pelos acusados ​​de bruxaria nos anos 1600 e 1700 teve um impacto duradouro sobre como a sociedade percebia as bruxas, levando a equívocos de séculos.

“Parte do equívoco é que a bruxaria é essencialmente um crime de gênero”, disse o Dr. Baker. “Ao longo do tempo, vimos que cerca de três quartos dos acusados ​​eram mulheres, e muitos dos homens eram parentes dessas mulheres ou eram aqueles que ousaram tentar defendê-las.”

A história do Dia das Bruxas

Halloween

Reprodução

O Halloween não é uma tradição estadunisense, apesar de ser popularizado por lá, nem está fundamentalmente ligado a Salem e aos julgamentos de bruxas, embora a cidade seja agora um ponto de acesso nacional para os entusiastas do Halloween de todo o mundo. O feriado cai no meio do caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, que é um dia sagrado, de acordo com o calendário pagão.

“Esse é realmente o Samhain, de acordo com o feriado moderno da Wicca”, disse o Dr. Baker. “Na tradição pagã pré-cristã, esse é um dos dias mais importantes do ano. Isso deveria ser visto como o momento em que a fronteira entre os vivos e os mortos é mais tênue, então é a hora de se comunicar com os ancestrais.”

A celebração de 31 de outubro como Véspera de Todos os Santos – seguida pelo Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, segundo o calendário cristão – tem sido relatada em diferentes culturas em todo o mundo. O Dia de Los Muertos, observado em 1º de novembro nas culturas latino-americanas, é uma das festas mais conhecidas em homenagem aos mortos.

Rebranding

Sendo assim, a ligação de Salem com o Halloween, e a ligação da data com as bruxas, pode ser um esforço de rebranding. “[Na] década de 1970, início dos anos 80, o Salem Witch Museum ajudou a patrocinar os Haunted Happenings em Salem”, disse o Dr. Baker. “Na época, não havia um evento comunitário associado a isso, então foi quando a cidade conectou o ‘feriado’ aos julgamentos de bruxas.”

Haunted Happenings é uma celebração de um mês de Halloween organizada em Salem que traz quase 1 milhão de visitantes – e milhões de dólares – para a cidade. Wiccanos também se reúnem em Salem em 31 de outubro para celebrar o Samhain. Eles sobem Gallows Hill, onde as bruxas foram enforcadas em 1600, e realizam um desfile em sua homenagem.

Fonte: Aventuras na História

O que são essas estranhas bolhas azuis em fotos espaciais?

Artigo anterior

Esse bizarro filme de terror está causando desmaios onde é exibido

Próximo artigo