Ciência e TecnologiaCuriosidades

Como detectar um psicopata?

0

Existem psicopatas por toda parte, motoristas de ônibus, médicos, empresários e até presidentes de grandes nações. Essa é a dificuldade em traçar um perfil, afinal onde menos se espera pode haver alguém com algum nível de psicopatia.

Isso não significa que essas pessoas são más ou assassinos em série, quem tem uma personalidade psicopática (antissocial) apenas não sente nenhum tipo de empatia pelos outros ou remorso pelo que seus atos podem causar a outras pessoas. Vivem de acordo com as suas próprias regras e só são capazes de sentir “culpa” quando isso traz problemas para eles mesmos.

Para um psicopata as pessoas são apenas objetos, que servem para satisfazes seus interesses. Se não precisarem machucar ninguém para conseguir o que querem não machucaram, mas vão fazer absolutamente tudo que seja necessário para chegar onde querem. Eles se adaptam. A maioria não chega a cometer crimes, mas não se importam de manipular mentir ou machucar quem quer que seja para conseguir o que têm em mente.

E os que chegam a cometer crimes, de um ponto de vista penal, são completamente responsáveis por seus atos. Porem, ao contrário de um réu normal, não existe a minima possibilidade de corrigir a sua conduta, a reabilitação é baseada em uma forma de vida onde ele possa existir sem trazer danos a outras pessoas.

Então aprenda 20 maneiras de detectar um psicopata:

Faceta interpessoal

1. Eles têm uma boa oratória e charme. São simpáticos e conquistadores num primeiro momento.
2. Têm uma autoestima exagerada. Se acham melhores que os outros.
3. São mentirosos patológicos. Mentem principalmente para conseguir benefícios ou justificar suas condutas.
4. Têm comportamento manipulador. E, se forem inteligentes o bastante, os outros não perceberão esse comportamento psicopata.
Faceta afetiva:
5. Não sentem remorso ou culpa. Nunca ficam em dúvida.
6. Quanto à afetividade, são frios e calculistas. Não aceitam as emoções, mas conseguem simular sentimentos se for necessário.
7. Não sentem empatia. São indiferentes. E até podem manifestar crueldade.
8. Têm uma incapacidade patológica para assumir responsabilidade pelos seus atos. Não aceitam os seus erros. Eles raramente procuram ajuda psicológica, porque acham que o problema é sempre dos outros.

Faceta estilo de vida:

9. Necessitam de estímulo constante. Ficam aborrecidos facilmente.
10. Gostam de um estilo de vida parasitário.
11. Agem descontroladamente.
12. Não têm metas a longo prazo. Vivem como nômades, sem direção.
13. Eles se comportam impulsivamente. Com ações recorrentes que não são premeditadas. Junto com a falta de compreensão das consequências de suas ações.
14. São irresponsáveis.
Faceta antissocial:
15. Tendem a ser delinquentes na juventude.
16. Demonstram problemas de conduta desde a infância.
17. Tiveram a revogação de sua liberdade condicional.
18. Eles têm versatilidade para a ação criminal. Eles preferem golpes e delitos que requerem a manipulação de outros.
Outros não incluídos em nenhuma das facetas:
19. Têm tendência a uma vida sexual promíscua, com vários relacionamentos breves e ao mesmo tempo. Gostam de falar sobre suas conquistas e proezas sexuais.
20. Acumulam muitos casamentos de curta duração. Não se comprometem por muito tempo por ter que manter um vínculo.

Todos esses items foram retirados de um método popularchamado PCL (Psychopathy Checklist) desenvolvido por um professor PHD em Psicologia da Universidade de British Columbia no Canadá chamado Robert Dare. Cada atributo dessa lista recebe uma pontuação de zero a dois, e para o diagnóstico correto se adiciona uma entrevista e uma análise do histórico do paciente. Segundo Hare, ao menos 1% da população pode ser considerada psicopata.

1
E a psicopatia pode acontecer mesmo em crianças. Segundo o psiquiatra forense John MacDonald existem três fatores que podem indicar uma futura personalidade psicopática: crueldade com animais, piromania e a incontinência urinária persistente depois dos quatro ou cinco anos de idade.

Os filmes fizeram a sociedade acreditar que todos os psicopatas são como Hannibal Lecter ou Dexter, mas a verdade e que eles podem ser mais encantadores ainda que isso. E não precisam necessariamente esquartejar e matar pessoas para serem considerados psicopatas, vários deles podem estar nesse momento na sua janela de bate-papo com o nome amigos escrito em cima. Sendo assim, é melhor estar ciente das pessoas ao seu redor. Você pode ser sendo vítima de manipulação e ainda não se deu conta.

Jogadores fingindo contusões de forma hilária

Artigo anterior

Conheça 10 dos recordes mais estranhos de 2013

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido