Curiosidades

União Europeia decide impor carregador único para dispositivos portáteis

0

Hoje em dia, é quase impossível não andarmos sempre com nosso celular, ou algum outro dispositivo portátil. Eles já são tão parte do nosso dia a dia que sentimos que está faltando alguma coisa quando não temos eles por perto. Mas por mais que eles facilitem nossa vida, por ter uma variedades de dispositivos, normalmente, cada um tem o seu carregador específico.

Para tentar solucionar esse problema, os países da União Europeia e os negociadores do Parlamento Europeu anunciaram na terça-feira dessa semana um acordo que impõe um carregador único e universal tanto para smartphones, tablets e dispositivos portáteis. Essa medida deve entrar em total vigor até o fim de 2024.

Nesse acordo do carregador único, a norma será uma entrada USB-C para todos os dispositivos. O objetivo é limitar os resíduo tóxicos de milhares e milhares de cabos dos mais variados formatos. Além de também defender o direito dos consumidores que são obrigados a acumular vários carregadores para os seus dispositivos.

Projeto

BBC

Claro que esse projeto enfrentou uma oposição bem forte, principalmente da gigante da tecnologia, a Apple, que defende sua conexão e tecnologia de carregamento Lightning.

No entanto, teve as pessoas que gostaram desse acordo imposto pela União Europeia. Uma elas foi o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, que usou o seu Twitter para saudar o projeto dizendo que “o interesse geral da União Europeia prevaleceu”. Além de dizer que “o acordo significa mais economia para os consumidores do bloco e menos resíduos para o planeta”.

O Parlamento Europeu também disse em um comunicado que esse projeto “faz parte de um esforço mais amplo da União Europeia para tornar os produtos mais sustentáveis, reduzir o lixo eletrônico e facilitar a vida dos consumidores”.

“Assim, os consumidores não precisarão mais de um dispositivo e cabo de carregamento diferentes toda vez que comprarem um novo aparelho e poderão usar um carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos portáteis de pequeno e médio porte”, continuou a nota.

Carregador

Mac magazine

Uma das possíveis preocupações dos consumidores com o carregador único é a velocidade que esse carregamento acontecerá. Nesse ponto, o Parlamento destacou que essa velocidade será “harmonizada para dispositivos que suportam carregamento rápido, permitindo aos consumidores carregar os seus dispositivos à mesma velocidade com qualquer carregador compatível”.

O deputado conservador búlgaro, Andrey Kovatchev, que foi um dos principais negociadores desse projeto, disse que “esse novo regulamento facilitará a vida dos consumidores europeus e também será melhor para o meio ambiente. Chegou a hora de acabar com as gavetas de cabos que todos temos e reduzir cerca de 11.000 toneladas de lixo eletrônico por ano”.

Carregamento

Mobizoo

Mesmo que o carregador seja único na União Europeia, ainda assim ninguém está livre de enfrentar um problema que pode acontecer com todo mundo: a falta de bateria.

Mas o que muita gente pode não saber é que a maneira com que as pessoas usam o seu celular e a forma de carregá-lo também pode influenciar na vida útil da bateria. Por conta disso, existem algumas dicas sobre como carregar o celular de forma certa.

Segundo a Battery University, quando as baterias de lítio chegam perto de acabar, elas começam a puxar uma corrente constante e operam em uma voltagem baixa. Essas coisas são benéficas para a saúde da bateria.

Conforme uma carga maior é adquirida, a tensão começa a crescer. Por conta disso, o recomendado é mantê-la em uma faixa abaixo de 100%, mais especificamente entre 80 e 30%. Isso é recomendável para que o processo exija uma tensão menor e prolongue a vida útil da bateria.

Embora ver o “100%” na bateria do celular dê aquela sensação de satisfação e paz, fazer isso frequentemente não é uma coisa tão boa para as baterias de íon de lítio. Por exemplo, nos celulares mais novos que têm o sistema de carregamento rápido, normalmente, dão um boost no começo do carregamento e depois ficam mais lentos. Existe um motivo para isso.

Segundo a Apple, a recarga mais lenta depois dos 80% é uma questão de longevidade. Tanto que, nos iPhones, o carregamento pode ser pausado em 80% quando a temperatura da bateria fica maior do que o limite recomendado.

Fonte: R7, Tecnoblog

Imagens: BBC, Mac magazine, Mobizoo

Conheça Do Kwon, o empresário acusado de afundar mercado de criptomoedas

Artigo anterior

Separados há 20 anos, mãe e filho trabalham no mesmo hospital

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido