Curiosidades

Como tirar fotos dos fogos de Ano Novo do celular?

0

fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa desse invento, hoje, compreendemos melhor o nosso passado e podemos analisar a grande evolução científica com o passar dos anos.

E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Através dela, as pessoas podem se lembrar dos mais variados momentos felizes que viveram. Com o passar do tempo o jeito de tirar foto também mudou. Hoje fazemos os registros através dos nossos celulares.

No entanto, mesmo que as câmeras dos smartphones estejam ficando cada vez melhores, tirar fotos em determinadas situações não é uma coisa tão fácil. Um exemplo disso são os fogos de artifício no momento da virada do ano. Felizmente, existem dicas para tirar uma boa foto nesse momento.

Tirando fotos dos fogos

Canaltech

1 – Usar o modo manual (profissional)

A dica mais importante para que se tenha uma foto boa dos fogos é usar o modo manual do celular, que também pode chamar modo profissional dependendo do modelo. Nele é possível que a pessoa mude, de forma manual, o ISO, que é a sensibilidade da câmera, a velocidade de obturador, a abertura, e outras configurações.

Isso é essencial porque, mesmo o modo automático sendo mais prático, ele pode não fazer o ajuste certo da quantidade de luz que entra no sensor e também muda o resultado da foto no pós processamento.

2 – Diminuir a velocidade do obturador

Já no modo manual, a pessoa precisa diminuir a velocidade do obturador para o sensor capturar mais luz. Dessa forma é possível registrar todo o rastro dos fogos de artifício, indo desde a saída deles até eles desaparecerem. E se a pessoa quiser somente pontos de luz é só aumentar a velocidade para que o sensor fique aberto.

3 – Diminuir o ISO (sensibilidade)

Outra dica para tirar fotos boas dos fogos é controlar a quantidade de luz que entra na câmera (ISO). O ISO é um dos três pilares da fotografia porque ele interfere de forma direta na iluminação ou escurecimento da foto.

De acordo com a Sony, em seu artigo “Dicas de Fotos”, o melhor nível do ISO para fogos de artifício é 100. Com ele assim, as partes mais escuras não irão ficar cinzas ou granuladas.

4 – Usar um tripé

O tripé consegue manter o celular estável no momento de tirar a foto, por isso ele é tão importante no momento da captura. Isso porque, enquanto o obturador estiver aberto capturando luz, o mínimo movimento pode estragar a foto.

À noite

UOL

Todos sabem como fazer fotos noturnas com o smartphone não é uma coisa simples. Além de ser bem comum que as imagens fiquem escuras, tremidas ou então sem nenhuma definição. Isso acontece porque a maioria dos sensores dos celulares não conseguem capturar uma quantidade de luz suficiente para deixar a foto com uma exposição e nitidez boas.

Felizmente, existem alguns truques que podem ser feitos para que você consiga tirar fotos noturnas boas. O fotógrafo internacional Lineker Pires deu algumas das principais dicas.

1 – Usar o modo HDR

Sempre que você for tirar uma foto à noite use o modo HDR, se o seu celular tiver essa função. Cada modelo tem uma forma de ligar esse modo, mas normalmente é um ícone escrito HDR no aplicativo da câmera.

“Essa função ajuda a obter imagens com um balanço de cores mais elevado. Por outro lado, aumenta a sensibilidade da câmera. Por essa razão, recomendo sempre manter o aparelho estável na hora do clique. De preferência, com o apoio de um tripé”, explicou Lineker.

2 – Investir na estabilidade

Essa é uma dica que vale para qualquer tipo de foto. É recomendável evitar ao máximo tremer as mãos quando se tira uma foto. Se você não tiver um tripé para colocar o celular, o jeito é segurá-lo de uma forma bem firme. E se preciso, apoie o celular em uma mesa, parede ou balcão.

“Muitas pessoas, quando fotografam à noite, possuem a tendência de segurar o celular da mesma forma como se fosse para fazer uma imagem de dia. Mas o resultado fica bem diferente. Portanto, tente não se movimentar ou oscilar muito no momento do clique”, pontuou.

3 – Usar o flash com moderação

Embora o flash seja um ótimo recurso para se fazer fotos noturnas, ou então nos ambientes com pouca luz o alcance da luz é bem limitado. “É um recurso que funciona apenas quando o elemento principal a ser registrado está no primeiro plano e todo o resto não importa tanto na imagem. Isso porque tudo que está à frente tende a ficar iluminado e o fundo, por sua vez, fica escuro. Um tipo de foto que não combina com flash, por exemplo, é a de paisagem”, explicou Lineker.

Então, uma melhor alternativa é ligar a lanterna do seu smartphone. “Se o seu celular não permite ativar a lanterna enquanto usa a câmera, peça a um amigo para acionar a lanterna do telefone dele em direção ao que você deseja fotografar”, ensinou.

4 – Cuidado com o zoom

Quase todas as câmeras de smartphones tem o zoom digital. Mas, ao contrário do zoom óptico, esse tipo não funciona bem com as fotos noturnas porque tende a deixar a imagem borrada ou granulada.

“Como a sensibilidade da lente aumenta ainda mais, torna-se difícil manusear o aparelho sem que a captura perca a qualidade. Em vez de optar pelo zoom, prefira sempre se aproximar do objeto que você pretende fotografar”, pontuou o fotógrafo.

5 – Explorar os recursos do celular

Embora existam esses truques para tirar fotos noturnas melhores, também é bastante importante que a pessoa conheça todos os recursos disponíveis e as possibilidades que a câmera do celular dela possui.

“Alguns aparelhos oferecem o modo Noturno, desenvolvido especificamente para fotos noturnas. Isso vai melhorar bastante o resultado. Veja também se o seu telefone permite fotografar em formato RAW. Chamado de imagem crua, esse tipo de arquivo permite que imagens com iluminação ruim possam ser cl Lineker.

Fonte: Canaltech

Imagens: Canaltech, UOL

Qual será a história do spin-off de La Casa de Papel?

Artigo anterior

IA prevê data da morte com 74% de precisão

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido