Curiosidades

Essa empresa consegue transformar fotos antigas em vídeos. O resultado é bizarro

0

fotografia é, de fato, uma das melhores invenções de todos os tempos. Graças aos registros feitos por câmeras, podemos manter vivas fisicamente algumas memórias por vários e vários anos. Por causa desse invento, hoje, compreendemos melhor o nosso passado e podemos analisar a grande evolução científica com o passar dos anos.

E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. As pessoas podem se lembrar de familiares queridos que já não estão mais presentes e os mostrar para gerações mais novas da família que não o conheceram.

Contudo, é difícil se sentir conectado com uma pessoa que você conheceu apenas por uma foto estática. Pensando nisso, a empresa “MyHeritage”, que oferece aprimoramentos automáticos de fotos usando inteligência artificial, está com um novo serviço para seus clientes. A empresa consegue animar pessoas em fotos antigas. O resultado dessa animação é um vídeo curtinho que parece ter sido feito enquanto as pessoas estavam pousando para a foto.

Serviço

O serviço se chama “Deep Nostalgia” e o recurso usado lembra o Live Photo no iOS e iPadOS, onde vários segundos de vídeo são gravados e salvos antes e depois que o obturador do aplicativo da câmera é pressionado. Contudo, o Deep Nostalgia é feito para dar “vida” às fotos estáticas. O foco dele é trazer uma vida para os registros que não foram feitos com smartphones.

O processo de conversão é totalmente automatizado. Os usuários tem que apenas carregar a foto através do site MyHeritage. Uma vez no site, a qualidade da foto é melhorada como imagem estática para facilitar que o algoritmo de aprendizagem profunda, que foi criado pela empresa D-ID, consiga fazer o seu trabalho.

O algoritmo leva em consideração a direção que a pessoa está na foto para conseguir determinar a direção da sua cabeça e para onde os olhos dela estão voltados. Depois disso, um vídeo orientador correspondente, que é uma gravação atual de um rosto fazendo os movimentos como se estivesse pousando para a foto, é selecionado para orientar a animação da foto.

Vida à foto

Os resultados dessas animações são bizarramente realista. E na maioria dos casos a animação consegue preservar a estética da foto original. Isso faz com que ela fique ainda mais crível.

Contudo, a Deep Nostalgia tem algumas limitações. Por exemplo, em uma foto com várias pessoas quem solicitou a animação do registro é orientado a escolher apenas uma única pessoa para que possa ser animada. Isso porque, pelo menos nesse momento agora, a ferramenta não consegue trazer vida para toda a foto. Além disso, a animação da foto se limita a cabeça e pescoço das pessoas.

Antes de conseguir usar o Deep Nostalgia, o site MyHeritage exige que o usuário se inscreva nele. Depois da inscrição feita é possível animar até cinco fotos diferentes de graça. Se a pessoa quiser animar mais fotos é preciso pagar por uma assinatura.

As fotos se movendo pode ser um pouco assustador? Sim. Mas elas também são a visualização de uma aplicação fascinante de inteligência artificial. Por mais que atualmente esse serviço seja limitado, não muito tempo para frente a IA poderá dar vida a uma foto inteira.

Beber café todos os dias provoca alterações no cérebro, de acordo com cientistas

Matéria anterior

Por que o Cristianismo tem tantas denominações?

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.